Rock in Rio traz a Amazônia para os palcos com Gang do Eletro e Suraras dos Tapajós

Maior festival de música do país abre espaço para a cultura nortista
rock-in-rio-traz-a-amazonia-para-os-palcos-com-gang-do-eletro-e-suraras-dos-tapajos-divulgacao-tvt-news
Gang do Eletro e Sararas do Tapajós. Foto: Divulgação

Os ritmos da Amazônia ocupam o Rock in Rio no sábado (21), com a fusão entre o eletromelody da Gang do Eletro e o carimbó das Suraras do Tapajós, que celebram o Norte do país em show inédito no palco Global Village. 

Na apresentação Para Sempre Futuro Ancestral idealizada pelo festival, os dois grupos musicais prometem uma performance exclusiva da música nortista, num encontro das batidas eletrizantes da periferia do Pará com a ancestralidade e resistência das mulheres indígenas de Alter do Chão, no coração da Amazônia. 

Quem é a Gang do Eletro?

O grupo musical formado por Marcos Maderito, DJ Waldo Squash, Keila Gentil e William Love, foi pioneiro no eletromelody, gênero derivado do tecnobrega, que mescla a música paraense com batidas eletrônicas e sintetizadores. Após um hiato de cinco anos, a Gang do Eletro volta aos palcos com sua formação original. “Trazer um pouco da nossa cultura de periferia ao Rock in Rio significa trazer um pouco de cada pessoa que vive nela. Vai ser um prazer somar nesse contraste entre as vivências das Suraras e a cultura da Gang. Vamos levar todo o esplendor de sons, luzes e efeitos das aparelhagens e do tecnobrega”, ressaltou DJ Waldo Squash em matéria do jornal O Liberal.

Quem são as Suraras do Tapajós?

O primeiro grupo de carimbó do Oeste do Pará inclui a luta pelos direitos das mulheres e pela preservação ambiental em suas músicas que exaltam as tradições indígenas por meio das vozes, danças e instrumentos artesanais: “A nossa música não é só arte. É luta, é história, é ancestralidade. Então estar nesse palco contando a nossa história, cantando a voz dos povos indígenas desse país, para nós, é uma responsabilidade e um orgulho imenso. É o momento de ecoar a voz dos povos da Amazônia. O mundo precisa ouvir os povos indígenas”, enfatizou a backing vocal e compositora Leila Borari para O Liberal. 

O show da Gang do Eletro com as Sararas do Tapajós começa às 20h40 neste sábado (21) no Rock in Rio. Os ingressos para o Dia Brasil estão disponíveis no site do evento.

Assuntos Relacionados