O Carnaval está chegando e é hora de se preparar para a folia com segurança. A TVT News separou 10 itens que você pode esquecer de levar para os bloquinhos ou para os desfiles das escolas de samba.
Confira os itens essenciais no Carnaval:
1. Doleira
Seja no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, ou qualquer lugar do Brasil, os cuidados com itens pessoais são primordiais. Ladrões de todos os tipos aproveitam que as pessoas estão na festa, distraídas, para furtar o celular ou cartão. Por isso, a doleira pode evitar muitas dores de cabeça. Na hora de comprar, verifique o tamanho para garantir que caberá o celular, cartões de crédito e outros itens que deseja levar.
2. Preservativo (camisinha)
Vamos curtir com segurança? Você pode estar planejando apenas curtir o rolê de leve com os amigos, mas é melhor estar preparado. Esteja com um preservativo na doleira ou no bolso. O item irá prevenir, principalmente, a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Também evita uma gravidez não planejada.
Se por acaso já gastou todo o dinheiro na fantasia, não se preocupe. Os preservativos são gratuitos com distribuição em todas as unidades de saúde do SUS e em pontos estratégicos em metrópoles, como no metrô de São Paulo.
3. Protetor solar
O aquecimento global, cada vez mais grave, assola o país com fortes ondas de calor seguidas por chuvas intensas. O protetor solar vai ser útil para evitar que queime a pele após passar horas debaixo do sol. A recomendação é que use no mínimo FPS 30 e passe a cada 2h para manter a proteção. O protetor solar no Carnaval também ajuda a manter a pele hidratada, principalmente se estiver fazendo o uso de bebidas alcoólicas, que desidratam o corpo.
4. Leque
Hit de Carnaval passados, continua sendo essencial. Ele pode compor o look ou se transformar no instrumento principal da música tocada no bloquinho, mas a grande vantagem que o leque trás ainda é sua funcionalidade primordial: o vento. Em meio ao calor humano que a aglomeração gera, o vento fresco proporcionado pelo leque pode salvar o rolê.
5. Boné ou viseira
A intensidade do calor já tem sido sentida no Brasil que teve três ondas de calor intenso em 2025. Para cuidar da pele e da visão, use um boné ou uma viseira para se proteger.
6. Capa de Chuva
Quanto maior o calor, maior a chance de rolar tempestade nos dias próximos, é o ciclo da água. Portanto, é bom ter uma capa de chuva resistente. Em caso de chuvas intensas, com raios e ventos fortes, procure um lugar seguro para se abrigar até que possa retornar para casa ou até que seja seguro voltar para o bloquinhos de Carnaval.
7. Garrafa de água
Para esse item é melhor que você tenha uma garrafa de água descartável que caiba numa pochete ou bolsa. Assim você pode sair de casa com ela, se manter hidratado durante a folia. Ser descartável possibilita que você jogue no lixo caso precise abrir espaço na bolsa em situações de emergência quando a água já tiver acabado — por exemplo, comprar outra água ou ocupar o espaço na bolsa com outros itens.
8. Bolsa térmica
Uma bolsa térmica no carnaval vai te fazer economizar em bebidas. Procure uma de tamanho pequeno para médio, para que você consiga carregar sem muito esforço e sem estragar o look. Modelos similares a pochetes podem ser um achado especial, porque cabe um pequeno estoque de casa e possibilita reabastecer — o tamanho pequeno também pode servir como controle da quantidade de bebidas que irá consumir.
9. Funil urinário
Conhecido por muitos nomes, o item é indicado principalmente para mulheres e outras pessoas com vagina para que possam urinar em pé durante o Carnaval. Vamos combinar que no meio da rua, em meio a multidão de foliões, as opções de banheiros são poucas e muitas vezes se encontram sujas. O item garante a higiene pessoal. Vale ressaltar que segurar a urina faz mal, podendo causar infecções urinárias, incontinência urinária e formação de pedras nos rins.
10. Barra de cereal ou alimentos pequenos
A maioria das pessoas não se alimentam adequadamente durante o Carnaval para poder aproveitar mais tempo de festa. Mas cuidado. A TVT News recomenda que esteja com pelo menos algum alimento pequeno que caiba no bolso, na doleira ou na pochete. Se a pressão cair, se o álcool for demais ou qualquer outra emergência você terá algo para ajudar, ainda que momentaneamente.