A 82ª edição do Festival de Veneza encerrou-se no sábado, (6), com uma vitória inesperada para o diretor americano Jim Jarmusch. Seu filme, Father Mother Sister Brother, levou para casa o cobiçado Leão de Ouro de Melhor Filme, superando favoritos da crítica e do público. Saiba os detalhes na TVT News.
A vitória de Jarmusch foi uma surpresa, já que o filme, uma trama em três partes sobre laços familiares, não era apontado como principal candidato ao prêmio. Em seu discurso, o diretor demonstrou humildade, afirmando que competir em premiações não é a motivação de um cineasta, apesar de “verdadeiramente apreciar” a vitória.
The Voice of Hind Rajab se destaca e recebe prêmio especial do júri
Apesar de não levar o prêmio máximo, o drama sobre a guerra em Gaza, The Voice of Hind Rajab, dirigido por Kaouther Ben Hania, foi um dos grandes destaques do Festival de Veneza. O filme recebeu o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri, além de ter sido ovacionado por 24 minutos. Em seu discurso, a diretora dedicou o prêmio à Cruz Vermelha Palestina e aos “heróis” das equipes de primeiros socorros em Gaza.
“A voz de Hind foi um grito de resgate que o mundo inteiro podia ouvir, mas ninguém respondeu. Sua voz continuará a ecoar até que a responsabilização e a justiça sejam feitas. O cinema não pode trazê-la de volta nem pode apagar a atrocidade que foi cometida contra ela. Mas o cinema pode preservar sua voz”, enfatizou Ben Hania.
O júri, presidido pelo cineasta americano Alexander Payne e que também contou com a atriz brasileira Fernanda Torres, foi elogiado por sua audácia em reconhecer a importância de ambos os filmes, declarando que Father Mother Sister Brother e The Voice of Hind Rajab foram igualmente valorizados.
Já grandes filmes de diretores renomados, como A House of Dynamite de Kathryn Bigelow e Frankenstein de Guillermo del Toro, saíram do Festival de Cinema de Veneza sem levar nenhum troféu.

Veja a lista dos principais prêmios do Festival de Veneza
- Leão de Ouro (Melhor Filme): Father Mother Sister Brother de Jim Jarmusch
- Leão de Prata Grande Prêmio do Júri: The Voice of Hind Rajab de Kaouther Ben Hania
- Leão de Prata de Melhor Direção: Benny Safdie por The Smashing Machine
- Prêmio Especial do Júri: Sotto le Nuvole de Gianfranco Rosi
- Melhor Roteiro: Valérie Donzelli e Gilles Marchand por À pied d’œuvre (“At Work”)
- Copa Volpi de Melhor Ator: Toni Servillo por La Grazia
- Copa Volpi de Melhor Atriz: Xin Zhilei por The Sun Rises on Us All
- Prêmio Marcello Mastroianni para Jovem Ator ou Atriz Revelação: Luna Wedler por Silent Friend
- Leão do Futuro – Prêmio Luigi De Laurentiis para Filme de Estreia: Short Summer de Nastia Korkia
- Armani Beauty Audience Award: Calle Malaga de Maryam Touzani