O conselho de administração da Vale elegeu nesta segunda-feira (26) Gustavo Pimenta como seu novo presidente. Ele toma posse em 1º de janeiro de 2025, substituindo Eduardo Bartolomeo. Atualmente Pimenta atua como vice-presidente de Finanças da mineradora, escolhido por unanimidade pelos conselheiros.
“Estamos muito felizes e confiantes com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale”, disse, em nota, o presidente do conselho de administração da companhia, Daniel Stieler.
“Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento.”
Ao mesmo tempo, Pimenta Pimenta disse que vai intensificar “diálogo com todos stakeholders”, priorizando a “segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”. “Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos.”
A escolha do novo presidente encerra um processo de sucessão conturbado. O mandato de Bartolomeo venceu em maio deste ano, mas foi estendido até dezembro. Isso porque o conselho ficou dividido entre manter o presidente por mais um período ou escolher um novo nome.
Ex-estatal
Além disso, boatos na imprensa davam conta de uma suposta pressão do Palácio do Planalto para emplacar o nome do ex-ministro Guido Mantega para comandar a mineradora. Ainda em janeiro, no entanto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou qualquer investiga do governo em favor de Mantega.
Nesta terça (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a gestão da Vale, privatizada durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Disse que Vale sempre foi uma empresa “orgulho do nosso país”. Sobre o atual modelo de gestão, no entanto, afirmou que “cachorro com muito dono, morre de fome”.
O presidente Lula criticou nesta segunda-feira (27) o modelo de gestão da mineradora Vale, que foi privatizada nos anos 1990.
— TVT News (@RedeTVTNews) August 27, 2024
Segundo o mandatário, a empresa era “orgulho nacional” e hoje ninguém sabe quem é o dono. #Lula #Vale #mineradora #Mariana #privatizacao pic.twitter.com/Ma0s2UBhIx
“A Vale, que tinha uma diretoria, eu sabia quem era o presidente, a gente sabia quem era. Hoje nessa discussão que a gente está, de fazer um acordo para receber dinheiro de Mariana, o dinheiro que prometeram pro povo, você não tem dono”, disse Lula.
“Uma tal de corporate que não tem dono, monte de gente com 2%, monte de gente com 3%. É que nem cachorro de muito dono, morre de fome, morre de sede porque todo pensa que colocou água, todo mundo pensa que deu comida e ninguém colocou”, disse”, acrescentou.