Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa eleitoral em São Paulo tem empate triplo

Nunes aparece com 24% das intenções de voto, enquanto Boulos e Marçal têm 22% cada. Pesquisa ainda não capta efeitos da "cadeirada"
Na rodada anterior, trio também aparecia empatado na liderança. Foto: Divulgação

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) estão tecnicamente empatados, de acordo com pesquisa eleitoral RealTime Big Data para a prefeitura de São Paulo. Levantamento divulgado nesta segunda-feira (16) aponta Nunes com 24% das intenções de voto, enquanto Boulos e Marçal têm 22% cada. Os três estão empatados dentro da margem de erro que é de três pontos percentuais.

A pesquisa encomendada pela Record ouviu 1500 pessoas entre sexta (13) e sábado (14). Portanto, ainda não capta os eventuais efeitos da cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Marçal. A agressão ocorreu durante o debate promovido pela TV Cultura neste domingo (15).

Além dos três candidatos empatados na liderança, mais abaixo, Tabata Amaral (PSB) aparece com 9%; Datena (PSDB) tem 6% e Marina Helena (Novo), 3%. Brancos e nulos somam 6% e não quiserem ou não souberam responder, 7%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Marçal e Nunes aparecem empatados com 15%. Boulos vem logo atrás, com 14%.

Histórico

O levantamento atual revela cenário de estabilidade, na comparação com a rodada anterior. Na pesquisa divulgada em 3 de agosto, Marçal aparecia na frente com 21%, em empate técnico com Boulos e Nunes, ambos com 20%. Na ocasião, Tabata (9%) e Datena (8%).

Segundo turno

Ao mesmo tempo, a pesquisa eleitoral em São Paulo considerou três possíveis cenários de segundo turno. Marçal perderia as disputas para Boulos (39% a 38%) e Nunes (42% a 32%). Por outro lado, o atual prefeito venceria Boulos por 47% a 34%.

Do mesmo modo, na rodada anterior, Marçal perdia para Boulos (40% a 37%) e Nunes (39% a 33%). Enquanto Nunes aparecia também vencendo Boulos (45% a 35%).

Aprovação

O levantamento também questionou os eleitores sobre a avaliação dos governos nas três esferas. Ao todo, 53% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e 43% desaprovam.

Já sobre a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do governo paulista, 56% aprovam e 37% desaprovam. Sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a aprovação é de 44% e desaprovação de 49%.

Assuntos Relacionados