Marina Silva diz que Brasil vive um “terrorismo climático”

A ministra comentou a situação do clima no país em evento político no interior de São Paulo
marina-silva-diz-que-brasil-vive-um-"terrorismo-climatico"-renato-ribeiro-agencia-brasil-tvt-news
Ministra comenta situação do clima no país em evento político no interior de São Paulo. Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Diante da emergência das queimadas que atinge o país, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, alertou que o Brasil vive um terrorismo climático. A declaração foi dada no sábado, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo.

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada na região, mais de 50% das ocorrências em território brasileiro. No total, 11 milhões de hectares foram atingidos pelas chamas.

Para Marina Silva, é fundamental que todos os agentes públicos, caso de Polícias Federal e Civil, forças armadas e Corpo de Bombeiros continuem mobilizados. Segundo ela, apenas dois estados não estão passando por seca. A ministra defendeu pena mais rígida para quem comete esse tipo de crime.

Já em relação a possíveis incêndios criminosos, Marina Silva informou que 17 pessoas foram presas e ainda houve a abertura de 50 inquéritos policiais. Mas, para a ministra do Meio Ambiente, é provável que pessoas estejam incentivando os crimes, o que será descoberto com as investigações da Polícia Federal. 

Por Renato Ribeiro, repórter da Rádio Nacional

Assuntos Relacionados