Mais recente pesquisa Datafolha indica um cenário de estabilidade na disputa eleitoral. O levantamento divulgado hoje (26) avaliou o humor do eleitorado em mais uma semana de violência política entre candidatos da direita, com agressões em debates entre seus principais representantes, Nunes e Marçal. Sobre os números, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado Guilherme Boulos (PSOL) seguem na liderança, com 27% e 25% das intenções de voto, respectivamente. Trata-se de empate técnico, dentro da margem de erro.
Pablo Marçal (PRTB) manteve o terceiro lugar com 21%, demonstrando uma ligeira ascensão. Embora a diferença entre o deputado do PSOL e o influenciador de extrema direita esteja dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, um empate técnico é considerado improvável. Na última semana, Nunes mantinha os mesmos 27%, Boulos oscilou um ponto para baixo (de 26% para 25%) e Marçal cresceu dois pontos (de 19% para 21%).
Outro destaque da pesquisa Datafolha é a rejeição dos candidatos. Neste quesito, Marçal lidera; 48% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum. O mesmo indicador cai para 38% com Boulos e 21% com Nunes. Datena é rejeitado por 36% e Tabata é a com melhor desempenho, com 16%
Segundo pelotão
No segundo pelotão, Tabata Amaral (PSB) aparece com 9%, enquanto José Luiz Datena (PSDB) segue com 6%, configurando um empate técnico entre os dois. Na pesquisa anterior, Amaral tinha 8%, enquanto Datena mantinha os mesmos 6%. Marina Helena (Novo) caiu de 3% para 2%. Votos brancos e nulos somam 6%, e 3% dos entrevistados não souberam responder, números que se mantiveram estáveis em relação à semana passada.
A pesquisa ouviu 1.610 eleitores paulistanos entre terça-feira (24) e quinta-feira (26), e tem registro na Justiça Eleitoral sob o código SP-06090/2024.
Pesquisa espontânea Datafolha
Na sondagem espontânea, onde os eleitores citam seus candidatos preferidos sem ver a lista de opções, Boulos lidera com 21% (tinha 23% na semana anterior), seguido por Nunes com 16%, mesmo índice da pesquisa anterior, e Marçal com 16%, contra 15% da última sondagem. A dez dias do primeiro turno, 28% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar, mesma proporção da semana passada.
Sobre as expectativas de vitória, 41% dos entrevistados acreditam que Nunes vencerá a eleição, enquanto 22% apostam em Boulos e 20% em Marçal. Esse índice não reflete necessariamente a intenção de voto, mas a percepção dos eleitores sobre quem será o vencedor.
Números dos candidatos
Outro aspecto destacado pela pesquisa é o conhecimento dos eleitores sobre os números dos candidatos. O índice de acertos subiu para 48%, comparado aos 42% da semana anterior. No entanto, 42% ainda não sabem o número do seu candidato (eram 48%) e 10% erraram o número (eram 11%).
Boulos e Marçal se destacam nesse quesito, com 61% de seus eleitores acertando o número de seus candidatos. Entre os eleitores de Nunes, 48% acertam, 44% não sabem e 8% erram, mesmo com o candidato do MDB dominando 65% do espaço na propaganda de rádio e TV.