O Brasil compõe o ranking dos melhores centros de saúde especializada do mundo com 22 hospitais. Entre eles, destacam-se oito públicos no total, com seis na cidade de São Paulo, um em Campinas e outro no Rio de Janeiro. A lista World’s Best Specialized Hospitals 2025 foi produzida pela revista norte-americana Newsweek em parceria com o site de estatísticas Statista, e indica hospitais em 12 especialidades médicas diferentes: os 300 melhores hospitais de cardiologia e oncologia; 250 melhores de pediatria; 150 de cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia e pneumologia; 125 de neurologia, neurocirurgia e urologia; e os 100 melhores de obstetrícia e ginecologia.
A classificação foi baseada em uma pesquisa online na qual milhares de profissionais da medicina foram convidados a responder entre maio e julho de 2024. Os que aceitaram participar, opinaram sobre os melhores hospitais das suas especialidades. Para o ranking, também foram utilizadas certificações e questionários respondidos por pacientes.
Hospitais públicos no World’s Best Specialized Hospitals 2025
Da capital paulista, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) pontuou em quatro especialidades: gastroenterologia, neurologia, neurocirurgia e ortopedia. O Instituto do Coração (InCor) aparece em 18º posição em cardiologia e como 37º em cirurgia cardíaca, sendo seguido pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia que se classificou também nas duas especialidades, no 49º lugar na cardiologia e como 70º na cirurgia cardíaca. Em 189º na oncologia, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo é o único hospital brasileiro no ranking da especialidade. O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus aparece no ranking da pediatria no 250º lugar. E o Hospital de Ensino da UNIFESP pontuou apenas no ranking geral.
De Campinas, o Hospital das Clínicas da Unicamp foi listado na 97º posição em endocrinologia e como 151º em pediatria. Vale ressaltar também o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad do Rio de Janeiro, que ficou em 67º lugar no ranking da ortopedia.
Além dos hospitais públicos do país, que evidenciam a sua importância em prover atendimento de qualidade aos brasileiros de todas as classes sociais, outros 15 hospitais privados se classificaram no ranking.
Confira a lista completa no site da Newsweek