Aprovação de Lula sobe entre mais jovens e cai entre mais velhos

Nova pesquisa identificou um aumento na popularidade de Lula entre os mais jovens, no intervalo entre 16 a 34 anos. Entenda na TVT News
aprovacao-de-lula-cresce-entre-mais-jovens-e-cai-entre-mais-velhos-pesquisa-foto-ricardo-stuckert-tvt-news
Nova pesquisa sobre o governo Lula aponta dificuldade de fazer chegar a informação sobre bons resultados econômicos. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O instituto de pesquisa Quaest divulgou hoje (2) um levantamento sobre a percepção da população brasileira sobre o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula acumula bons resultados, sobretudo na esfera econômica e social. O desemprego no país está no menor nível da série histórica. Trimestre após trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) sobe acima das expectativas. A inflação está controlada. Enquanto isso, o presidente lidera importantes iniciativas e acordos internacionais. Contudo, no geral, houve uma queda na popularidade de Lula em setembro.

Essa queda tem algumas características. Na comparação com o levantamento de julho, do mesmo instituto, o índice de avaliação positiva recuou de 36% para 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Existe, então, um empate técnico entre percepções. A avaliação regular subiu de 30% para 33%. Já a avaliação negativa permaneceu semelhante, variando dentro da margem de erro de 30% para 31%. Não souberam respnder 4%, tanto em julho como neste novo levantamento.

Recortes da pesquisa

Outra pergunta do instituto aos entrevistados, esta mais simples, avaliou a aprovação do “jeito de governar” do presidente Lula. Então, o resultado foi uma queda na aprovação; de 54% para 51%. A reprovação oscilou de 43% para 45%. Não responderam 4%.

Um dos principais recortes da pesquisa Quaest diz respeito à faixa etária dos entrevistados. O instituto identificou um aumento na popularidade de Lula entre os mais jovens, no intervalo entre 16 a 34 anos. Para esta faixa da população, 53% deles aprova o governo petista, em comparação com 48% no último levantamento. Desaprovam 43% (antes eram 47%). Esta população é uma das principais impactadas por resultados positivos, como a queda no desemprego que afetou com força – nos últimos anos – os jovens que tentavam ingressar no mercado de trabalho.

Por outro lado, houve uma queda acentuada na aprovação do governo Lula entre os mais velhos. Grupo composto boa parte de aposentados ou pessoas com carreira profissional consolidada, 49% das pessoas com 60 anos ou mais aprovam a gestão petista. Em contrapartida, 48% reprovam. O grupo restante, que compreende adultos entre 35 a 59 anos, é o que registrou menor variação. A aprovação caiu de 56% para 51% e a reprovação foi de 40% para 45%.

Desempenho econômico

A pesquisa também avaliou a percepção da população sobre o desempenho de Lula no campo econômico. Parece haver uma dificuldade de levar as boas notícias à massa da população, ou mesmo de lidar com a disseminação de notícias falsas sobre este tema. Contudo, há um resultado exótico. Cresceu o número de pessoas que considera que a economia melhorou; e também que piorou. O índice dos que acham que piorou foi de 36% para 41%. Já o índice de percepção de melhora foi de 28% para 33%. Enquanto isso, caiu de 32% para 22% os que acham que ficou do mesmo jeito. Não responderam 4%.

Assuntos Relacionados