O Partido Social Democrático (PSD), que já havia conquistado 867 prefeituras no primeiro turno, saiu do segundo turno com o total de 891 prefeitos eleitos. Segundo a estimativa populacional de 2024 realizada pelo IBGE, isso significa 37,3 milhões de pessoas sob o comando da legenda.
Algumas das cidades mais importantes do país serão lideradas pelo PSD, sigla fundada por Gilberto Kassab, são elas: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís. Isso faz do PSD o partido com maior parcela da população brasileira sob o poder municipal.
Depois do PSD, aparece o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que se elegeu em 864 prefeituras. O número demonstra estabilidade do partido que permanece como segunda legenda com mais prefeituras desde as eleições de 2016.
A maior vitória do MDB se consagrou na capital paulista, onde o candidato Ricardo Nunes foi reeleito com 59,35% dos votos válidos. Com essa conquista na maior cidade do país, o partido também se colocou como o segundo com mais população sob o comando, sendo 35,6 milhões de brasileiros — paulistanos são 11.8 milhões.
A sigla do atual presidente Lula (PT) aparece em sétimo colocado quando o número é a quantidade de brasileiros a serem governados pelo partido, serão 10,1 milhões. No primeiro turno havia sido eleito em 248 prefeituras, agora com o resultado final das eleições municipais de 2024, o Partido dos Trabalhadores chega a marca de 252 municípios. Na região do grande ABC, onde nasceu o PT, apenas a prefeitura de Mauá será governada pela sigla.
O Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece no ranking com a terceira legenda com mais parcela da população brasileira, são 26,1 milhões. A legenda se elegeu em 517 cidades.
Confira gráfico com os cinco partidos com maior parcela da população
Confira gráfico com os cinco partidos com mais prefeituras
Por Emilly Gondim
Veja também: