A partir de hoje (28), o PIX Agendado Recorrente é serviço obrigatório em todas as instituições financeiras. O comando está de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central (BC). A nova modalidade permite que pagamentos de mesmo valor sejam agendados para serem transferidos automaticamente todo mês. A ideia é facilitar transações periódicas com pessoas físicas ou jurídicas.
Com o PIX Agendado Recorrente, o usuário pode, por exemplo, automatizar o pagamento de aluguéis para uma conta de pessoa física, ou ainda programar mensalidades para serviços como terapia, personal training, aulas de música e outros profissionais autônomos. Esse tipo de pagamento também se mostra útil para quem deseja enviar mesadas de forma recorrente aos filhos.
Diferente do PIX Agendado
O PIX Agendado já existia como uma opção de transferência programada, mas, até então, oferecê-lo era uma decisão opcional das instituições financeiras. Agora, todas as instituições devem disponibilizar o PIX Agendado Recorrente a seus clientes, possibilitando uma experiência de pagamento mais prática e organizada.
Para cadastrar um pagamento recorrente, o usuário deve inserir informações essenciais, como a chave PIX do destinatário, o valor do pagamento, a data da transferência mensal e os dados da conta de destino. Conferir esses detalhes é fundamental para evitar problemas com pagamentos futuros.
O Que Distingue o PIX Agendado Recorrente do PIX Automático
Diferente do PIX Agendado Recorrente, no qual o próprio usuário configura as transferências periódicas, o PIX Automático permite que a própria empresa forneça os dados para cobrança. Nesse caso, o cliente apenas autoriza os pagamentos via celular ou computador, facilitando a execução automática de débitos recorrentes.