Está chegando a hora do exame mais esperado do ano! Agora que você já sabe onde fará a prova e como manter a calma neste domingo (3) e no próximo (10), falta aprender mais estratégias práticas para o momento em que você for abrir seu caderno colorido do Enem. Vem com a TVT News!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com 180 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia de prova, você fará 45 questões de linguagens (que abrange a língua portuguesa, uma língua estrangeira e literatura); 45 questões de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia); e, finalmente, a redação. No segundo dia, será a vez das 45 questões de matemática e mais 45 de ciências da natureza (biologia, química e física).
Anote as orientações para o Enem
Início da prova: comece pela área de maior afinidade
Em qualquer vestibular, concurso ou prova com áreas ou temas diferentes, começar pela área de maior afinidade é a melhor estratégia. O educador Mateus Prado explica que essa abordagem facilita a concentração e o ritmo da prova, já que o estudante começa por uma área que gera mais segurança e mantém a confiança.
Resolução das questões
A ordem de resolução no Enem deve seguir uma lógica nas respostas, maximizando o tempo. Responda primeiro as perguntas que parecem mais fáceis, médias ou de simples resolução.
Pule as questões que você não sabe como resolver no momento ou então aquelas que demandam mais tempo para concluir.
Gabarito do Enem
Após terminar de responder as perguntas mais fáceis da primeira área de conhecimento, vá para a segunda e repita o mesmo processo. Quando acabar, guarde as questões complexas por enquanto, e preencha os gabaritos com calma para não errar ou esquecer alguma resposta.
Como fazer uma boa redação no Enem
Seguir para a redação antes de terminar todas as questões garante que o estudante escreva com mais naturalidade e aproveite ideias colhidas nas perguntas anteriores. Conheça agora as melhores dicas para enriquecer seu texto!
- Seja original e tenha criatividade na argumentação do texto;
- Desenvolva uma análise com profundidade crítica acerca do tema da redação;
- Não esqueça de manter um bom vocabulário e a fluidez no texto.
Emilly Gondim, estudante que conquistou a nota 920 na redação do Enem em 2020 dá suas recomendações, testadas e aprovadas: “o exame pede argumento de autoridade, mas não se restrinja aos renomados filósofos clássicos como Aristóteles, Karl Marx ou Hannah Arendt. Busque em si a originalidade em seu repertório cultural. Vale tudo, desde séries de televisão a livros, referências musicais, filmes nacionais, entre outros.”
Nas técnicas textuais, é bom focar na ortografia e se garantir na norma culta da Língua Portuguesa. Alterne entre frases curtas e longas para deixar o texto mais dinâmico e faça um bom uso dos conectivos, expressões que reforçam a ligação entre as ideias.
Em seguida, corrija a gramática antes de passar a limpo. “Não tem problema errar uma ou outra vez, só não vale esquecer da vírgula o texto todo”, sinaliza Emilly.
Finalize revisando o texto. “Encare a redação como se ela pudesse valer mais de 1000 pontos, e entregue um texto completo e diferenciado”, orienta Mateus.
Alimentação e hidratação
No dia do exame, faça uma refeição suave e opte por comidas leves e carboidratos complexos, como arroz, feijão e vegetais. Comer de forma adequada evita a fadiga e o cansaço, até dor de cabeça. Beba água a cada 20 ou 30 minutos para se manter hidratado.
Pausas durante a prova
Se o tempo permitir, vá ao banheiro sempre que achar necessário e aproveite para fazer alongamentos e relaxar. Vai ajudar a reduzir a tensão muscular e a manter a mente alerta.
Seguindo essas orientações, você vai chegar ao fim da tarde com calma e confiança. Boa prova!