Um avião da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, no interior de São Paulo, caiu na manhã desta sexta-feira (1º), na zona rural da cidade. O acidente ocorreu após a colisão entre duas aeronaves. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto de um dos aviões conseguiu ejetar com sucesso, enquanto a outra aeronave pousou em segurança.
Imagens capturadas por um cinegrafista amador mostram que o avião caiu em uma área de mata, seguido de uma explosão. Todas as pessoas a bordo passam bem e estão recebendo atendimento médico.
Segundo a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o incidente para identificar os fatores contribuintes, visando prevenir novas ocorrências semelhantes.
Este é o segundo acidente envolvendo uma aeronave da FAB nos últimos quinze dias. Em 22 de outubro, um caça F-5M da Força Aérea Brasileira caiu em Parnamirim (RN), na região metropolitana de Natal. Durante um voo de treinamento, o piloto identificou problemas na aeronave, dirigiu-se para uma área desabitada e ejetou com sucesso, sendo resgatado com vida.
Nota da FAB
A Força Aérea Brasileira informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante um voo de instrução em Pirassununga (SP). Uma das aeronaves pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para uma região desabitada. O piloto ejetou com sucesso e foi resgatado pela equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá a investigação para identificar possíveis causas e prevenir futuros acidentes semelhantes.
*Com informações das Agências de Notícias