Netanyahu, Macron, Milei e outros líderes mundiais parabenizam Trump pela vitória

Republicano foi declarado vencedor após conquistar o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados
netanyahu-macron-e-outros-lideres-mundiais-parabenizam-trump-pela-vitoria
Aos 78 anos, Trump será o 47º presidente dos Estados Unidos / Foto: Reprodução BBC

O republicano Donald Trump, de 78 anos, foi declarado vencedor das eleições presidenciais ao assegurar votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da Associated Press desta quarta-feira (6).

A vitória de Trump foi confirmada por volta das 7h30, após o republicano conquistar o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados, uma margem que sua adversária, a democrata Kamala Harris, não poderia alcançar.

Líderes de diversos países parabenizaram Trump pela reeleição ainda na madrugada desta quarta-feira, antes mesmo de ele assegurar os 270 delegados necessários para vencer. Chefes de Estado de Israel, França, Itália e Ucrânia já o felicitaram pela conquista.

Veja mensagem de líderes internacionais a Trump

Na rede social X, antigo Twitter, o primeiro-ministro de Israel, Bejamin Netanyahu, escreveu:”Parabéns pelo maior retorno da história! Sua volta à Casa Branca representa um novo começo para os Estados Unidos e um forte compromisso com a aliança entre Israel e América”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também enviou uma mensagem a Trump. “Pronto para trabalharmos juntos novamente, como fizemos nos últimos quatro anos. Com respeito e ambição, por mais paz e prosperidade,” publicou.

Ainda no X, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni desejou sucesso ao novo presidente. “Itália e Estados Unidos são nações irmãs, unidas por uma aliança sólida, valores comuns e uma amizade histórica. Bom trabalho, Donald Trump,” declarou.

“Parabéns, Donald Trump, por esta vitória histórica! […] Aprecio seu compromisso com a abordagem de ‘paz por meio da força’ nos assuntos globais. Esse princípio pode nos aproximar ainda mais da paz,” concluiu.

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, também parabenizou Donald Trump. “Estamos lado a lado na defesa dos nossos valores partilhados de liberdade, democracia e negócios. Do crescimento e da segurança à inovação e à tecnologia, sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA continuará a prosperar”

Javier Milei, presidente da Argentina, comemorou a vitória de Trump. “Faça a América grande novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua tarefa”.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, foi outro líder internacional a comentar a vitória de Trump. “Lembro-me do nosso grande encontro com o presidente Trump em setembro, quando discutimos em detalhes a parceria estratégica Ucrânia-EUA, o Plano de Vitória e maneiras de pôr fim à agressão russa contra a Ucrânia”.

Assuntos Relacionados