Na madrugada de quarta-feira (6), as eleições presidenciais nos Estados Unidos encerrou com a vitória do republicano Donald Trump. Na parte da manhã, o presidente Lula publicou nas redes sociais uma mensagem desejando sorte ao novo mandato de Trump.
No texto, o petista saúda a vontade democrática do povo estadunidense e parabeniza Trump pela vitória. O ato representa um aceno diplomático do Brasil para o país norte-americano.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.”, escreveu Lula.
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024
A mensagem foi publicada no X (antigo Twitter). A rede social pertence ao empresário Elon Musk, um dos principais apoiadores do republicano nessa campanha. O site ficou fora do ar no Brasil por 39 dias após Musk se negar a cumprir as leis brasileiras. A decisão de suspensão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes.
O que significa Trump ser eleito?
Pela primeira vez na história da democracia estadunidense, que já existe há quase 250 anos, foi eleito um candidato já condenado criminalmente. Em maio deste ano, Trump foi considerado culpado de 34 acusações por falsificar registros de pagamentos e por comprar o silêncio da atriz porno Stormy Daniels, na tentativa de evitar um escândalo sexual nas eleições de 2016.
A audiência que define qual o tipo de condenação que o novo presidente terá de cumprir deve acontecer no dia 26 de novembro. A máxima prevista por lei nesse tipo de caso é a prisão em regime fechado por até 4 anos. Entretanto, especialistas acham improvável que a condenação seja dura.
Caso condenado a prisão em regime fechado, Trump ainda poderá exercer a função de presidente pois não há nada na lei estadunidense que o impeça. Diferente do Brasil em que a Lei da Ficha Limpa, já tornaria Trump inelegível — assim como Bolsonaro, que foi condenado por abuso de poder.