Você quer saber quem é quem no G20? A Cúpula de Líderes do G20 de 2024 acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna (MAM). O evento é fundamental para o futuro da governança global e reunirá as 20 maiores economias do mundo. Saiba quem está no G20 no Rio de Janeiro com a TVT News.
Saiba quem é quem no G20
A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países integrantes. O termo “Cúpula” vem da definição em inglês (“Summit”) e refere-se ao ponto mais alto de uma montanha. Portanto, a Cúpula é o momento final das mais de cem reuniões do G20, ao longo de todo um ano.
Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20 até o dia 30 de novembro de 2024. Por isso, a reunião de cúpula do G20 será no Brasil e o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a reunião dos chefes de estado.
Quem é quem no 20: quem faz parte do G20?
O G20 é composto por 19 países e dois órgãos regionais.
Os países que fazem parte do G20 são:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
Os órgãos regionais que fazem parte do G20 são: a União Africana e a União Europeia.
Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Quem é quem no G20: quem vem para o G20 no Rio de Janeiro
Estão confirmadas as presenças do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e do presidente da China, Xi Jinping. Biden, inclusive, terá encontro com indígenas em Manaus.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não virá e deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o anfitrião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Além dele, do presidente Biden e do presidente Xi Jinping também confirmaram presença:
- Cyril Ramaphosa (África do Sul)
- Claudia Sheinbaum (México), recém-eleita a primeira presidenta do México
- Prabowo Subianto (Indonésia)
- Príncipe da Arábia Saudita
- Javier Milei (presidente da Argentina)
- Anthony Albanese (primeiro-ministro da Austrália)
- Justin Trudeau (presidente do Canadá)
- Yoon Suk-yeol (presidente da Coreia do Sul)
- Emmanuel Macron (presidente da França)
- Recep Erdoğan (presidente da Turquia)
- Olaf Scholz (primeiro-ministro da Alemanha)
- Giorgia Meloni (primeira-ministra da Itália)
- Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia)
- Shigeru Ishiba (primeiro-ministro do Japão)
- Keir Starmer (primeiro-ministro do Reino Unido)
Quem é quem no G20: quais as pautas do Brasil no G20
Tão importante quanto saber quem é quem no G20, é entender quais as pautas o Brasil vai defender na cúpula. A presidência do Brasil no G20 representa um momento histórico e emblemático na retomada do protagonismo do país no cenário internacional.
Durante este período, serão discutidos assuntos prioritários do atual governo brasileiro, incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.
Quem é quem no G20: qual a programação do G20 no Rio de Janeiro
A Cúpula de Líderes do G20 de 2024 acontece nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura da Cúpula, no dia 18, será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.
Veja o discurso de Lula na Abertura do G20
Na abertura com os líderes do G20, o presidente Lula declarou oficialmente o lançamento da Aliança Global Contra a Fome a Pobreza.
Veja mais sobre Agenda do G20
À tarde, o foco da discussão – que será restrita aos chefes de Estado – é a reforma da governança global, um tema central na presidência brasileira do G20. A proposta é discutir como modernizar as principais instituições internacionais, como a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, para que reflitam as realidades contemporâneas e promovam uma governança mais justa e eficiente.
O debate sobre as transições energéticas está marcado para a manhã do dia 19 de novembro. O Brasil, que tem se posicionado como líder em questões ambientais na agenda global, defende uma abordagem que considere as realidades locais e o acesso a fontes de energia limpa.
Programação prevista para a Cúpula do G20
:: Dia 18 de Novembro (Segunda-feira)
08h30 às 10h00: Chegada dos líderes e recepção pelo Presidente da República e Primeira Dama
10h00 às 13h00: Lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
13h00 às 14h30: Almoço de Trabalho
14h30 às 18h00: Sessão 2 – Reforma da Governança Global
18h00 às 20h00: Recepção Oficial do Presidente Lula e Primeira Dama para os Líderes
:: Dia 19 de Novembro (Terça-feira)
10h30 às 13h00: Sessão 3: Desenvolvimento Sustentável e Transições Energéticas
13h00 às 15h00: Sessão de Encerramento e Cerimônia de Transmissão da Presidência do G20 do Brasil para a África do Sul
15h00 às 16h30: Almoço Oficial
Tarde (após o almoço): Reuniões bilaterais entre os líderes
Saiba quem é quem no G20 no Rio de Janeiro
O que é o G20 e qual seu objetivo? |
G20 significa “Grupo dos Vinte”. O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional (acordo estabelecido pelos líderes na Cúpula de Pittsburgh, em setembro de 2009). |
Quem faz parte do G20? |
O G20 é composto por 19 países, a União Europeia, a União Africana, além de países convidados em cada edição. |
Por que a Cúpula de Líderes do G20 foi criada? |
A Cúpula de Líderes do G20 foi criada em resposta à crise financeira global que se seguiu ao colapso do banco Lehman Brothers. A existente Reunião dos Ministros das Finanças e dos Diretores dos Bancos Centrais do G20 foi elevada ao nível de Chefes de Estado, e a primeira Cúpula do G20 foi realizada em Washington, D.C., em novembro de 2008. Depois disso, as reuniões de Cúpula foram realizadas semestralmente até 2010 e anualmente a partir de 2011. |
Por que o G20 é realizado no Rio de Janeiro em 2024? |
O Brasil preside o G20 em 2024 e escolheu o Rio pela relevância e infraestrutura para eventos de grande porte. |
Quando será a reunião da cúpula no Brasil? |
A Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. |
Com informações do G20 Brasil