Colégio Santa Cruz abre inscrições para EJA 2025

Queda nacional no número das matrículas do EJA enfatiza a importância de reforçar o modelo de ensino
colegio-santa-cruz-abre-inscricoes-para-eja-2025-inscricoes-para-o-eja-2025-do-santa-cruz-ja-estao-abertas-divulgacao-tvt-news
Inscrições para o EJA 2025 do Santa Cruz já estão abertas. Foto: Divulgação

No último Censo Escolar, foram registrados 2,5 milhões de estudantes, entre 2,3 milhões na rede pública e quase 200 mil na rede privada. No estado de São Paulo, as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diminuíram 57% entre 2019 e 2023. Mesmo com as matrículas da EJA no Brasil em queda, o tradicional Colégio Santa Cruz, localizado no bairro Alto de Pinheiros, na capital paulista, se mantém firme em seu compromisso de atender às necessidades educacionais dos que buscam uma oportunidade para voltar a estudar. As matrículas para os Cursos Noturnos de 2025 estão abertas até 13 de dezembro. 

Durante estes 50 anos, 13.193 alunos passaram pelo EJA da instituição e transformaram suas vidas pela educação. Em 1974, quando quase 24% da população era analfabeta, o Colégio Santa Cruz abriu suas portas e ofereceu a homens e mulheres a possibilidade de aprender a ler e a escrever de forma gratuita.

“Meu maior sonho é ser uma mulher formada. Entrei no Santa Cruz em 31 de janeiro de 2018, porque eu sempre pensei que um dia eu ia aprender a ler”, conta a costureira Rosilda Soares da Cruz Lucchesi, que concluiu sua jornada no colégio no começo deste ano. 

Em 2024, o Santa Cruz comemorou meio século do EJA com o seminário Os 50 anos da EJA no Santa Cruz e a EJA no Brasil, que aconteceu no dia 1º de novembro, e contou com a participação de ex-alunos e especialistas no tema. 

A data também marcou o lançamento do livro Memórias da cozinha: identidade e resistência – receitas de estudantes da EJA, produzido por meio de um projeto do EJA do Colégio Santa Cruz, que convidou os estudantes a pensar criticamente sobre o que comemos e o que comíamos no nosso passado, do papel da comida como cultura de um povo e as relações que a alimentação pode estabelecer. 

“Com o livro, os leitores podem reproduzir as receitas em um passeio pelos sabores da cultura brasileira, especialmente a nordestina, já que metade dos estudantes nasceram e viveram parte de suas vidas na região Nordeste. Os pratos apresentados na obra também contam a história e os saberes de quem os serviu às pessoas amadas”, ressaltou Roberto Catelli Jr., diretor dos Cursos Noturnos do colégio. 

O EJA do Colégio Santa Cruz

Além da mensalidade, o Colégio Santa Cruz subsidia o transporte e o lanche para os alunos dos Cursos Noturnos que possuem modalidades e ciclos que correspondem ao Ensino Fundamental e ao Médio. As inscrições estão abertas para as seguintes modalidades:

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): da alfabetização inicial ao Ensino Médio, com o objetivo de propiciar o acesso à educação a quem não pôde frequentar a escola na idade regular.
  • Educação Profissional (Curso Técnico em Administração e Logística): capacitação para o mundo do trabalho para quem já concluiu o Ensino Médio ou está cursando a terceira série em 2024.

A partir do próximo ano, os cursos serão anuais (e não mais semestrais) e, assim, o ingresso de estudantes ocorrerá apenas uma vez no ano.

As aulas são presenciais, de segunda a sexta, das 19h15 às 22h15, e terão início em 28 de janeiro. As matrículas devem ser feitas até 13 de dezembro, na secretaria dos Cursos Noturnos do colégio, de segunda a sexta, das 14h às 20h.

Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail do Colégio Santa Cruz, [email protected] e pelo telefone  (11) 3024-5198 ou WhatsApp (11) 99201-8121.

Com Assessoria de Imprensa

Leia mais sobre educação:

Assuntos Relacionados