O projeto Access E2C, programa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e implementado pelo Grupo +Unidos, destaca-se como uma importante iniciativa de inclusão social e educacional, oferecendo acesso gratuito ao ensino de inglês para jovens e adultos negros, pardos e indígenas em todas as regiões do Brasil.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20 de novembro, o Access E2C reafirma seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional dessas comunidades, fornecendo ferramentas linguísticas e culturais que fortalecem a autoestima e ampliam as oportunidades de empregabilidade dos participantes.
Com 200 horas de aulas de inglês e um programa de mentoria de 10 horas, o Access E2C visa capacitar os participantes a saírem de um nível básico A2 para um nível intermediário B1. Segundo Thiago Reis, coordenador de projetos do Grupo +Unidos, “o Access E2C nasce do compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional de brasileiros pretos, pardos e indígenas, refletindo a importância de garantir o acesso à educação e, ao mesmo tempo, incentivar o reconhecimento da própria identidade e herança cultural. O projeto é uma via que, além de ensinar inglês, promove o protagonismo social.”
Na sua quarta edição, o programa selecionou 300 estudantes que, formados em 12 turmas regionais e com aulas online noturnas, podem participar de qualquer parte do país. Além das aulas, o currículo inclui reflexões sobre raça e identidade, promovendo a valorização da história e cultura dos participantes, bem como seu empoderamento para serem protagonistas de sua própria trajetória.
“O Access E2C é muito mais que um programa de ensino de inglês, é uma ferramenta de transformação social e empoderamento. Ao ampliar o acesso ao aprendizado de idiomas e promover a valorização cultural, estamos contribuindo diretamente para o fortalecimento das comunidades negras e indígenas no Brasil. É uma honra possibilitar uma iniciativa que capacita indivíduos para serem protagonistas de suas próprias histórias e construírem um futuro de oportunidades”, destaca Scott Chiverton, diretor do Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada dos EUA no Brasil.
Um caso de sucesso
Um exemplo inspirador é o de Vilma da Conceição Pinto, participante do Access A2C, que, ao ingressar na Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, gerou uma crescente demanda de comunicação em inglês. A experiência com o Access A2C, que ela descreve como “muito além do aprendizado do idioma, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional”, foi fundamental para aprimorar sua confiança e habilidades de comunicação. Hoje, Vilma participa de reuniões internacionais e, recentemente, foi selecionada para o International Visitor Leadership Program (IVLP), uma oportunidade proporcionada pelo aprendizado adquirido no Access A2C.
O Access E2C, do Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada dos EUA, representa um avanço significativo em prol de um Brasil mais igualitário, ampliando oportunidades para que todos possam alcançar seu potencial.
Com Assessoria de Imprensa