Bom Para Todos debate o fim da escala 6×1 nesta segunda

Diretor do DIEESE, deputados do PT e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vão debater sobre escala 6x1
bom-para-todos-debate-o-fim-da-escala-6x1-nesta-segunda-acompanhe-o-bom-para-todos-as-15-horas-rede-tvt-tvt-news
Acompanhe o Bom Para Todos às 15 horas. Foto: Rede TVT

Nesta segunda-feira (18), o programa Bom Para Todos, da Rede TVT, debate sobre o fim da escala 6×1. Apresentado pela jornalista Talita Galli, o BPT recebe o diretor adjunto do DIEESE, Victor Pagani; o deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG); o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges; e o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT/SP), que falam sobre a PEC apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) que prevê a extinção da escala de trabalho 6×1. A proposta teve grande repercussão na última semana, além de colocar milhares de pessoas nas ruas para se manifestarem em prol da iniciativa. 

Acompanhe a edição nesta tarde, às 15h, no canal 44.1 da Rede TVT e no YouTube.

O fim da escala 6×1

Segundo Erika Hilton, a escala 6×1 é desumana. “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse a deputada nas redes sociais.

fim-da-escala-6x1-consegue-assinaturas-suficientes-para-ser-protocolada-deputada-erika-hilton-e-o-vereador-eleito-rick-azevedo-em-audiencia-do-movimento-vida-alem-do-trabalho-vat-foto-ministerio-do-trabalho-e-do-emprego-reproducao-tvt-news
Deputada Erika Hilton com o vereador eleito Rick Azevedo, do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), inspiração para fim da escala 6×1. Foto: Ministério do Trabalho e do Emprego/Reprodução

A proposta do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL/RJ), recebeu o apoio da deputada para pressionar os parlamentares. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição online em defesa da proposta. No momento, a PEC já conseguiu atingir a quantidade de assinaturas necessárias para ser protocolada. 

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais sobre o fim da escala 6×1:

Assuntos Relacionados