Lula parabeniza Yamandú Orsi, eleito presidente no Uruguai

A equipe de Lula tem boas expectativas com a eleição de Orsi para os acordos do Mercosul
lula-parabeniza-yamandu-orsi-eleito-presidente-no-uruguai-presidente-lula-na-sessao-plenaria-de-chefes-e-chefas-de-estado-do-mercosul-bolivia-estados-associados-e-convidados-especiais-em-2023-foto-ricardo-stuckert-tvt-news
Presidente Lula na sessão Plenária de Chefes e Chefas de Estado do Mercosul, Bolívia, Estados Associados e Convidados Especiais em 2023. Foto: Ricardo Stuckert

Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla e aliado de Pepe Mujica, foi eleito presidente do Uruguai neste domingo (24) com 49,84% dos votos, derrotando o conservador Álvaro Delgado que obteve 45,87%. O presidente Lula ligou na manhã desta segunda-feira (25) para parabenizar o uruguaio.

Nas redes sociais, o presidente brasileiro também publicou uma mensagem de cumprimentos a Orsi e saudando as eleições democráticas. Confira:

Expectativas do governo Lula para o Mercosul

Durante a conversa, Lula comunicou que irá visitar o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul. A expectativa é que a reunião trate de termos ligados ao acordo comercial do Mercosul com a União Europeia.

Espera-se no Edifício Mercosul, em Montevidéu, os presidentes dos quatro países fundadores do Mercado Comum do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), assim como o representante do novo aderido ao grupo, a Bolívia.

Os principais entraves para que o acordo, que prevê a eliminação da maioria das tarifas entre as duas regiões, seja fechado vem da França. Em negociação há mais de 20 anos, nos últimos meses a iniciativa ganhou apoio da Alemanha e da Espanha, porém deputados franceses defendem a criação de mais impostos sob a carne bovina oriunda do Mercosul.

Na reunião, o presidente Lula pretende se encontrar com o presidente em exercício e com o eleito que irá assumir o cargo no próximo ano.

A vitória de Orsi, da Frente Ampla, acende boas expectativas entre diplomatas e assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação é que o novo presidente seja um aliado que diminuirá as divergências dentro do Mercosul.

Recentemente, o presidente em exercício Luis Alberto Lacalle Pou, de centro-direita, estava reclamando de protecionismo econômico e defendendo acordos fora do bloco comercial.

Assuntos Relacionados