Ainda Estou Aqui leva mais um prêmio. Relembre a rota de sucesso do longa

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, Ainda Estou Aqui já acumula importantes prêmios
ainda-estou-aqui-ganha-premio-lembre-trajetoria-foto-divulgacao-tvt-news
Outro passo importante na jornada de Ainda Estou Aqui é a disputa por uma vaga no Oscar 2025. Foto: Divulgação

O cinema brasileiro está em festa com o sucesso do filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A produção tem conquistado corações pelo mundo, levando mais de 2,5 milhões de espectadores às salas de cinema no Brasil e acumulando prêmios em renomados festivais internacionais. Com duas indicações ao Globo de Ouro anunciadas na última segunda-feira (9), o longa segue como um dos grandes destaques do ano.

Ainda Estou Aqui nos festivais

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, Ainda Estou Aqui já acumula sete importantes prêmios em seu currículo. Entre eles estão:

  • Melhor Roteiro no prestigiado 81º Festival de Veneza, Itália;
  • Melhor Atriz em Filme Internacional para Fernanda Torres no Critics Choice Awards, EUA;
  • Melhor Filme na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Brasil;
  • Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, Canadá;
  • Melhor Filme no Festival de Cinema de Mill Valley, EUA;
  • Prêmio do Público no Festival De Pessac, França;
  • Prêmio Danielle Le Roy (Júri Jovem) no Festival De Pessac, França.

O impacto do filme no cenário global ficou ainda mais evidente quando venceu hoje (16) o prêmio de Melhor Filme Internacional no New Mexico Film Critics Circle Awards 2024 (NMXFC), solidificando sua posição como um dos maiores representantes do cinema brasileiro em 2024.

Prêmios que escaparam

Apesar do reconhecimento, nem todas as indicações se converteram em troféus. O longa concorria ao Astra Film Awards, organizado pela Hollywood Creative Alliance (HCA), na categoria de Melhor Filme Internacional. O prêmio, anunciado no último domingo (8), acabou ficando com Emilia Pérez, de Jacques Audiard.

Ainda assim, as recentes indicações ao Globo de Ouro dão ao filme mais uma chance de brilhar. A premiação, marcada para o dia 5 de janeiro de 2025, traz Ainda Estou Aqui como concorrente nas categorias de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Atriz de Drama, novamente destacando o trabalho de Fernanda Torres.

Caminho para o Oscar

Outro passo importante na jornada de Ainda Estou Aqui é a disputa por uma vaga no Oscar 2025. Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional, o longa também foi inscrito em outras sete categorias pela distribuidora Sony Pictures:

  • Melhor Filme;
  • Melhor Direção (Walter Salles);
  • Melhor Roteiro Adaptado;
  • Melhor Atriz (Fernanda Torres);
  • Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello);
  • Melhor Fotografia;
  • Melhor Montagem.

No próximo dia 17 de dezembro, a Academia do Oscar divulgará a lista prévia dos indicados e, em 17 de janeiro, será anunciada a lista oficial dos concorrentes.

Um marco para o cinema brasileiro

Ainda Estou Aqui não apenas reafirma o talento de Walter Salles e do elenco liderado por Fernanda Torres, mas também reforça a força do cinema brasileiro no cenário mundial. Seja nos festivais, no Globo de Ouro ou no Oscar, o longa promete seguir mobilizando plateias e críticos, mostrando que sua trajetória de sucesso está longe de acabar.

Assuntos Relacionados

Conversar pelo WhatsApp

Receba notícias via whatsapp

Olá, nós somos a TVT

TVT News11 99798-4042Iniciar conversa
Logotipo do bot2zap