O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) fechou o ano de 2024 em 3,8% de crescimento. O indicador do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (17) é um dos principais sinalizadores do Produto Interno Bruto (PIB). Saiba mais na TVT News.
Avaliação do IBC-Br como prévia do PIB
O IBC-Br tem como base cálculos similares do PIB, dimensionado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença é que o IBC-Br é divulgado mensalmente pelo Banco Central (BC), enquanto o IBGE só divulga a cada três meses. Por isso, o dado do BC é visto como prévia ou termômetro do PIB.
Leia também: Faturamento da indústria tem maior crescimento anual desde 2010
Em setembro, o IBC-Br registrou recorde de toda a série histórica, iniciada em janeiro de 2003, com 153,7 pontos, em dados dessazonalizado. Depois desse período, o índice registrou breve recuou, com 153,2 pontos em outubro; 153,5 pontos em novembro; e maior queda em dezembro com 152,3 pontos.
Dezembro do IBC-Br
Em comparação ao mês de novembro, o IBC-Br teve alta de 2,4% em números observados.
Leia também: Desemprego cai para 6,2% e atinge menor nível da história
O Banco Central também divulgou a variação de dezembro, o índice teve queda de 0,7%, segundo dados dessazonalizado. A expectativa de acordo com uma pesquisa da Reuters era de recuo de 0,4%.