Prefeito de BH, Fuad Noman morre aos 77 anos

Político sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25)
prefeito-de-bh-fuad-noman-morre-aos-77-anos-fuad-noman-foi-reeleito-mas-foi-internado-ainda-no-dia-3-de-janeiro-de-2024-foto-claudio-rabelo-cmbh-tvt-news
Fuad Noman foi reeleito, mas foi internado ainda no dia 3 de janeiro de 2024. Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

O prefeito de Belo Horizonte (BH), Fuad Noman (PSD) morreu nesta quarta-feira (26) aos 77 anos. O político estava internado no Hospital Mater Dei, na capital mineira, desde o dia 3 de janeiro com insuficiência respiratória aguda. Ele deixa a viúva, Mônica Drummond, 2 filhos e 4 netos. Saiba mais na TVT News.

Na noite de terça-feira (25), o prefeito sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado pela equipe médica. O caso evoluiu para um choque cardiogênico, sendo necessário aplicar remédios vasoativos e inotrópicos.

Choque cardiogênico significa que não há bombeamento eficiente do sangue no corpo.

Informações sobre velório e homenagens serão publicadas em breve pela Prefeitura de BH.

prefeito-de-bh-fuad-noman-morre-aos-77
Imagem: Prefeitura de BH/Reprodução

Quem era Fuad Noman?

Fuad Noman é bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub) e Pós-Graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Ingressou no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Tesouro Nacional, foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev. Foi consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde.

No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.

Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi nomeado por Alexandre Kalil Secretário Municipal de Fazenda, cargo que exerceu de 2017 até 2020, ano em que foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte. Em 29 de março de 2022, tomou posse como Prefeito. Era natural de Belo Horizonte e casado com Mônica Drummond. Pai de dois filhos e avô de quatro netos, é escritor e autor de três livros.

Em nota oficial, a prefeitura de BH escreveu que Fuad “era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade”.

Assuntos Relacionados