O Sport Club Corinthians Paulista conquistou o Campeonato Paulista de Futebol masculino nesta quinta-feira (27) em cima do Palmeiras. O derby que aconteceu na Neo Química Arena terminou em zero a zero deu a vitória ao Timão devido o saldo de gol do primeiro jogo da final, que aconteceu no Allianz Parque. Saiba mais na TVT News.
Beneficiado pela vantagem conquistada no primeiro jogo da final, disputado no Allianz Parque, o Timão garantiu seu 31º título estadual e encerrou um jejum de seis anos sem erguer a taça. A conquista alvinegra amplia sua liderança como maior vencedor do Paulistão, agora com cinco títulos de vantagem sobre o Palmeiras, que tem 26 taças. Santos e São Paulo seguem empatados com 22 títulos cada.
Domínio do Corinthians
Apoiado pela vantagem conquistada na ida e por sua torcida, o Corinthians adotou uma postura cautelosa na finalíssima e soube administrar o resultado diante de um Palmeiras que pressionou, mas sem efetividade. O alviverde não conseguiu furar o bloqueio adversário ou apresentar grandes riscos, além de um pênalti desperdiçado por Rafael Veiga em uma defesa brilhante do goleiro Hugo Souza.
O jogo também foi marcado por momentos de tensão. No fim da partida, um lance de habilidade de Memphis Depay provocou tumulto em campo e resultou nas expulsões de José Martínez (Corinthians) e Marcelo Lomba (Palmeiras). De acordo com a súmula do árbitro Matheus Delgado Candançan, o venezuelano desferiu um tapa no rosto do goleiro palmeirense, que revidou com um chute no quadril do adversário.
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, também foi expulso após reclamar da arbitragem, dizendo: “Vocês têm que ver direito, é tudo contra nós. Isso é um absurdo. Tais a roubar”.
Sinalizadores
A festa da torcida corinthiana também teve episódios de desordem. O árbitro registrou em súmula que torcedores alvinegros utilizaram sinalizadores e atiraram objetos em campo, incluindo fogos de artifício e um chinelo.
Sem muito tempo para comemorar, o Corinthians já tem novo compromisso no domingo, quando enfrenta o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, por sua vez, buscará se reerguer no torneio nacional e estreia contra o Botafogo, no mesmo dia, às 16h, no Allianz Parque.
Redação: Emily Gondim e Gabriel Valery