Acampamento Terra Livre vai receber até 8 mil indígenas em Brasília

“APIB Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida” é o lema deste ano
acampamento-terra-livre-vai-receber-ate-8-mil-indigenas-em-brasilia-liderancas-indigenas-dos-nove-paises-da-bacia-amazonica-sao-esperadas-foto-fabio-rodrigues-pozzebom-abr-tvt-news
Lideranças indígenas dos nove países da Bacia Amazônica são esperadas. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ ABR

Entre os dias 7 e 11 de abril, Brasília (DF) será novamente palco do maior encontro de povos indígenas do Brasil: o Acampamento Terra Livre (ATL) 2025. Veja outras notícias sobre povos originários com a TVT News.

Em sua 21ª edição, o ATL reunirá milhares de indígenas de diferentes regiões do país para discutir pautas urgentes relacionadas aos direitos dos povos originários, demarcação de terras, enfrentamento à violência e preservação dos territórios tradicionais.

O que é o Acampamento Terra Livre

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas organizações regionais, o Acampamento Terra Livre tem como lema deste ano “APIB Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida”, em resposta às ameaças que seguem rondando os direitos indígenas, como o julgamento do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF) e as tentativas de avanço do agronegócio e da mineração em terras indígenas.

Durante os cinco dias de atividades, os participantes ocuparão a Esplanada dos Ministérios com danças, cantos, rituais, debates, painéis temáticos, marchas e atos políticos. A programação também inclui encontros com representantes dos três Poderes da República, além de mobilizações nas redes sociais para ampliar a visibilidade das lutas indígenas.

O Acampamento Terra Livre tem se consolidado como um espaço central de articulação e resistência dos povos originários, reunindo mais de 200 povos indígenas e fortalecendo suas vozes diante de um cenário político que ainda impõe inúmeros desafios. Entre as principais pautas estão a revogação de projetos de lei considerados anti-indígenas, como o PL 2903/2023 (que regulamenta o marco temporal), além da cobrança por celeridade nos processos de demarcação de terras paralisados há anos.

Neste ano, o acampamento também reforça a importância da participação indígena na política institucional, celebrando o crescimento de lideranças eleitas para cargos públicos e sua atuação em defesa dos direitos originários dentro do Congresso Nacional e em espaços de governo.

Além da luta política, o Acampamento Terra Livre também é espaço de celebração da diversidade cultural dos povos indígenas, com apresentações culturais, artesanato, culinária tradicional e espaços educativos.

caiu-para-20-8-a-taxa-de-analfabetismo-dos-residentes-de-terras-indigenas-ibge-destaca-queda-na-taxa-de-analfabetismo-em-nova-pesquisa-joedson-alves-agencia-brasil-tvt-news
IBGE destaca queda na taxa de analfabetismo em nova pesquisa. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A expectativa é de que o evento reúna cerca de 8 mil indígenas, incluindo lideranças dos nove países da Bacia Amazônica, além de representantes do Canadá, ilhas do Pacífico e Austrália. Somam-se ainda apoiadores, pesquisadores, ativistas e organizações da sociedade civil, em um chamado coletivo por justiça, demarcação e respeito à existência dos povos indígenas no Brasil.

Leia também sobre os povos indígenas com a TVT News

As notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Assuntos Relacionados