Fundação do PT oferece curso gratuito online que revisita história do Brasil

Iniciativa da Fundação Perseu Abramo terá palestras de acadêmicos e de pesquisadores renomados
Aula magna será proferida pela imortal da ABL, Lilia Schwarcz, professora da USP. Foto: Reprodução/TV Cultura

A Fundação Perseu Abramo, centro de formação política e de conhecimento do PT, está com inscrições abertas para o curso gratuito online “Revisitando a história do Brasil: debates e embates”. A aula magna, no dia 8/5, intitulada “Brasil: uma biografia”, será ministrada pela antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, que é imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e professora da Universidade de São Paulo (USP). Haverá transmissão em tempo real pelo canal do YouTube da instituição.

Com curadoria da professora Dulce Pandolfi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa, com direito a certificado, terá 14 aulas gravadas com acadêmicos e pesquisadores renomados de diversas instituições de ensino superior. A exibição irá ocorrer sempre às quintas-feiras, a partir das 18 horas.

O curso, dividido em três módulos e com duração até 7/8, vai tratar de temas como o sistema escravista, os povos originários, as revoltas no período colonial e durante o Império, o coronelismo, a Revolução de 1930, a era Vargas, os conflitos rurais e urbanos, o golpe de 1964, a ditadura militar, a transição democrática, o neoliberalismo e a crise das esquerdas, além do bolsonarismo e do lulismo.

“Iremos promover uma jornada fascinante pela história brasileira, abordando de forma crítica e panorâmica mais de 500 anos de nossa trajetória. Exploraremos eventos, lutas e desafios que marcaram nosso passado, questionando as visões tradicionais sobre a ideia de um país pacífico e igualitário. Para isso, vamos tratar da formação da nação no período colonial indo até os debates contemporâneos sobre democracia, autoritarismo e desigualdade. Assim, propomos uma reflexão profunda dos fatores que moldaram e continuam moldando nossa sociedade”, afirma o diretor de Formação da Fundação Perseu Abramo, Jorge Bittar.

INSCRIÇÃO E PROGRAMAÇÃO

As pessoas interessadas em participar do curso “Revisitando a história do Brasil: debates e embates” devem fazer inscrição antecipada no link https://difusao.fpabramo.org.br/inscricao/#/inscricoes/50/externo/1

A programação completa de cada uma das 14 aulas, listadas a seguir, também está disponível no mesmo endereço eletrônico.

8/5 – Aula magna “Brasil: uma biografia”, com Lilia Schwarcz (ABL/Universidade de São Paulo – USP).

Módulo I: Da Coroa portuguesa à Coroa brasileira
15/5 – Funcionamento do sistema escravista na América Portuguesa, com Ynaê Lopes da Silva (Universidade Federal Fluminense – UFF).
22/5 – Os povos indígenas e a construção do Brasil, com Vânia Losada (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ/Universidade de Brasília – UnB).
29/5 – Ideias e revoltas republicanas na Colônia e no Império, com Heloísa Starling (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).
5/6 – Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, com Hebe Mattos. (UFF/Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF).

Módulo II: Da República dos coronéis à ditadura dos generais
12/6 – Da República dos “coronéis” à Revolução de 30, com Claúdia Viscardi (UFJF).
19/6 – A Era Vargas e o pacto trabalhista, com Angela de Castro Gomes (UFF/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO).
26/6 – O experimento democrático: conflitos rurais e urbanos, com Mário Grynszpan (UFF).
3/7 – O governo Jango, as reformas de base e o golpe de 64, com Dulce Pandolfi (UFRJ).
Módulo III: Da ditadura à democracia
10/7 – Os militares no poder, com João Roberto Martins (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).
17/7 – Transição democrática: os movimentos sociais e o “novo” sindicalismo, com Paulo Fontes (UFRJ).
24/7 – A justiça de transição no Brasil, com Angela Moreira da Silva (UFF).
31/7 – Tempos do neoliberalismo e crise das esquerdas., com Daniel Aarão Reis (UFF).
7/8 – Aula de encerramento “Bolsonarismo e Lulismo”, com Renato Lessa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio).

Assuntos Relacionados