Na agenda cultural deste fim de semana (26 e 27 de abril), destacamos uma visita guiada à exposição Ainda não é o fim do mundo que foca em temas do meio ambiente; os últimos dias para aproveitar da 10º Semana Senac de Leitura, evento com mostras, palestras e trocas de livros em todo o estado de São Paulo; o relançamento de Conclave nos cinemas enquanto o mundo espera pela eleição do novo papa; homenagens à música brasileira com o lançamento de filmes sobre Noel Rosa e Ney Matogrosso e muito mais. Confira na TVT News.
Rolês culturais
São Paulo
26/04
Exposição Ainda não é o fim do mundo
O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, realiza uma visita guiada à exposição Ainda não é o fim do mundo com o curador Renato De Cara e a artista Mercedes Lachmann, que tem seu trabalho exposto na mostra. A atividade faz parte da programação do IV Seminário Internacional Arte e Natureza, organizado pelo Prof. Hugo Fortes, na USP. O seminário convida seus participantes a conhecerem a abordagem curatorial da mostra do Paço, que reúne 58 trabalhos de 18 artistas de diferentes gerações para debater questões relativas à contemplação da natureza, às tragédias ambientais e aos seres míticos e fabulares relacionados ao ambiente natural.
Das 17h às 18h, no Paço das Artes – Rua Albuquerque Lins, 1345, Higienópolis
Ingressos gratuitos

10ª Semana Senac de Leitura
Desde o dia 22 até 26 de abril, este sábado, o Senac promove a 10ª Semana Senac de Leitura em todo o estado de São Paulo. O evento é dedicado à leitura e à arte com uma variedade de atividades que vão desde exposições a palestras, apresentações e a tradicional troca de livros.
Diversos horários e em diversos endereços. Acesse o site do Senac para mais informações.

Cinema: filmes em cartaz

(Relançamento) Conclave
Com um novo conclave chegando, os cinemas brasileiros relançaram nesta semana o longa-metragem Conclave, que mescla histórias fictícias de cardeais da Igreja Católica com alguns dos ritos verdadeiros que ocorrem após a morte de um papa.
Direção: Edward Berger
Elenco: Ralph Fiennes, Stanley Tucci e John Lithgow
Veja os cinemas disponíveis e como comprar aqui.

Noel Rosa – um espírito circulante
Este documentário busca rastros deixados pelo compositor Noel Rosa no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O artista morreu aos 26 anos, em 1937, e deixou um legado de quase 250 músicas. O filme cria paralelos entre passado e presente, sobretudo pela forma como o samba e a figura de Noel se misturam até hoje ao redor de seu berço criativo.
Direção: Joana Nin
Veja os cinemas disponíveis e como comprar aqui.

Homem com H
Dono de uma voz inconfundível e de performances memoráveis, Ney Matogrosso morava com os pais e irmãos na pequena cidade de Bela Vista (MS). Os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram Ney a se afastar da família, antes de enveredar para a vida artística. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.
Direção: Esmir Filho
Elenco: Jesuíta Barbosa, Jullio Reis e Bruno Montaleone
Veja os cinemas disponíveis e como comprar aqui.
Literatura: indicações de livros

Os tambores de São Luís – em quadrinhos, de Iramir Araujo
Publicado pela primeira vez em 1975, o romance Os tambores de São Luís, de Josué Montello, chega aos cinquenta anos como um clássico da literatura brasileira e uma narrativa épica com momentos marcantes da luta por liberdade da população negra escravizada. O livro agora ganha nova roupagem como uma adaptação em quadrinhos, com roteiro do historiador e roteirista Iramir Araujo, e arte de Rom Freire e Ronilson Freire.
A história inicia-se na infância de Damião, no quilombo, um refúgio de resistência e liberdade, onde ele dá seus primeiros passos em meio à cultura e resiliência de seu povo. À medida que a narrativa avança, seguimos Damião em sua tragédia e crescimento durante a adolescência na fazenda, onde ele enfrenta a brutalidade da escravidão.
Adquira o exemplar autografado

A estrada para o país, de Chigozie Obioma
Vencedor de prêmios por seus outros romances Uma orquestra de Minorias e Os pescadores, Chigozie Obioma traz em seu novo livro a história de Kunle, um jovem universitário nigeriano tímido e introspectivo. O garoto se refugia nos livros enquanto seu país mergulha numa guerra civil violenta após uma tentativa fracassada de golpe de Estado. Quando seu irmão mais novo desaparece em meio ao conflito, Kunle decide abandonar a segurança de sua rotina acadêmica e parte em uma busca desesperada pelo caçula da família.
Saiba mais no site da Globo Livros
Teatro: destaques das peças teatrais
São Paulo
Até 15 de junho
Tom Jobim Musical
A história do gênio da música brasileira ganha vida com um espetáculo musical assinado por Nelson Motta e Pedro Brício. Em uma montagem emocionante, Tom Jobim Musical retrata a vida e o legado do maior artista popular do Brasil. Desde a icônica praia de Ipanema nos anos 1950 até suas conquistas internacionais em Nova York, onde difundiu a Bossa Nova para o mundo, o musical enaltece sua importância na cultura musical do país e desperta o orgulho de ser brasileiro.
Horários: Quintas e sextas às 20h, sábados às 16h e 20h, domingos às 15h e 19h
Onde: Teatro Villa Lobos – Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777, 4º andar (dentro do shopping Villa Lobos), Jardim Universidade Pinheiros
Ingressos a partir de R$ 21

Salvador
Até 27 de abril
Casa de Bonecas
O espetáculo retrata a história de um casal aparentemente perfeito, mas marcado por desigualdades. Nora vive sob o controle do marido, Torvald Helmer, que a trata de forma infantilizada e submissa. À medida que a trama avança, segredos vêm à tona, questionando valores familiares e sociais e levando a protagonista a uma decisão que mudará sua vida.
Sábado e domingo às 19h
Onde: Aliança Francesa Salvador – Av. Sete de Setembro, 401, Barra
Ingressos a partir de R$ 25
