Apagão na Europa: Espanha e Portugal ficam sem energia e sistemas são afetados

apagao-na-europa-espanha-e-portugal-ficam-sem-energia-e-sistemas-sao-afetados-apagao-comecou-na-espanha-mas-afeta-outros-paises-da-europa-foto-wiki-commons-reproducao-tvt-news
Apagão começou na Espanha, mas afeta outros países da Europa. Foto: Wiki Commons/Reprodução

Apagão na Europa atingiu diversos países do continente nesta segunda-feira (28). A falta de fornecimento de energia afetou a circulação do transporte público, trens e aviões. Outros serviços, como o de internet, foram afetados na Espanha, Portugal, Itália e França. Saiba mais na TVT News.

Apagão na Europa

Primeiro na Espanha, a energia caiu por volta das 12h30 (6h30 no horário de Brasília). A empresa responsável pelo fornecimento, Red Eléctrica, disse que ainda não sabe a causa do apagão na Europa mas está investigando.

“Os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o zero ocorrido no sistema peninsular”, disse a Red Eléctrica.

O governo espanhol também diz está apurando a situação da energia no país. Ataque cibernético foi cogitado como motivador da falta de energia.

Porém, a Redes Energéticas Nacionais, operadora elétrica de Portugal, declarou que a queda no fornecimento de energia do país foi resultado fenômeno atmosférico raro que afetou a rede espanhola e posteriormente outros países.

O fenômeno atmosférico é conhecido como “vibração atmosférica induzida”. A REN explicou que a anomalia acontece “devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”.

No X (antigo Twitter), a comentarista do jornal TVT News Primeira Edição, Biazita Gomes teoriza que a União Europeia pode culpar a Rússia para entrar na guerra com a Ucrânia.

O principal problema do apagão na Europa apontado pelos jornais locais é a paralisação da circulação de trens. Administrador de Infraestructuras Ferroviarias da Espanhol determinou que todas as estações sejam fechadas.

A interrupção do transporte deixa trabalhadores, estudantes e outras pessoas isoladas ou com dificuldade de locomoção.

Como via alternativa, as pessoas procuram ônibus, o que tem causado filas e transtornos na altura da rotatória Reina Sofía.

O jornal El País também informou que os semáforos estão apagados no centro de Madri e que devido ao caos, as pessoas estão procurando ir a pé.

Fornecimento de internet e rede de telefone foram afetados.

Hospitais sobreviverem de geradores. Impacto do apagão na Europa ainda não pode ser medido.

Em Portugal, a falta de energia começou a ser sentida 11h30 (8h30 no horário de Brasília). No país o mesmo caos foi instaurado.

A energia deve levar dias para ser totalmente instaurada após o apagão na Europa informou a REN por meio de nota oficial. Confira:

“A REN tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha. Os dois países ibéricos são afetados por um corte maciço no fornecimento de energia. A retomada do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. […] Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação. As autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã”

Até o momento, apenas as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias não foram afetadas diretamente pelo apagão na península europeia.

*Em atualização.

As notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Assuntos Relacionados