Neste Dia do Trabalhador, os motofretistas de São Paulo fizeram uma manifestação pela valorização dos profissionais da categoria, assim como protestaram contra a chamada “pejotização” dos processos de contratação pelas empresas, principalmente as plataformas de transporte por aplicativos. Veja em TVT News.
O ato contou, aproximadamente, com 500 motofretistas. Foi organizado pelo Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal de São Paulo (Sindimotosp). A manifestação saiu da avenida das Nações, na zona sul da capital, e foi até a Praça da República, onde os manifestantes se encontraram com trabalhadores de outras categorias.
Com os slogans “não a precarização” e “STF, entregadores não são PJ, somos trabalhadores”, a categoria protesta contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, recentemente, suspendeu a tramitação dos processos sobre a legalidade, ou não, da “pejotização”.
Por “pejotização”, entenda-se o processo pelo qual a empresa contrata um trabalhador autônomo ou pessoa jurídica (PJ) para prestação de serviços regulares sob o regime de microempreendedor individual (MEI). Seria uma maneira de burlar a legislação trabalhista, suprimindo direitos básicos dos trabalhadores, como férias, 13° salário, entre outros.
A intenção do STF com a suspensão é que o órgão tenha uma posição a ser seguida pelos demais tribunais do país quando julgarem processos que tratem da “pejotização”.
“Transformar trabalhadores em falsas empresas é precarizar a vida, é retirar proteção, é empurrar milhares de famílias para a margem da dignidade. A liberdade pregada pelos aplicativos é ilusória: o que se impõe é jornada extenuante, risco de acidentes constante e ausência total de segurança social”, disse o presidente do Sindimotosp, Gilberto Alberto dos Santos.
Por Agência Brasil
Veja outras notícias sobre Dia do Trabalhador com a TVT News
- Primeiro de maio: comemore o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
- Veja o pronunciamento do Primeiro de Maio do Presidente Lula
- 1º de Maio no Brasil: história de lutas, conquistas e resistência da classe trabalhadora
- “Estamos ao lado dos trabalhadores”, diz ministro do governo Lula
- Lula recebe centrais sindicais, após Marcha Nacional da Classe Trabalhadora
- Em 2024, renda do trabalho faz Brasil ter queda histórica da desigualdade social
- Governo Lula vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro
As notícias mais lidas da TVT News
Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News
- Nova fábrica da Toyota vai gerar 12 mil empregos
- Copa do Mundo 2026: quais são os países classificados?
- Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: começa prazo para saque
- Veja lista completa dos Oscars 2025
- Empréstimo consignado para CLT’s e MEI’s já começou a valer
- Crédito consignado para CLT: confira as regras
- Estreia Jornal TVT News Primeira Edição
- 21 de abril, Dia de Tiradentes: a construção do herói nacional
- Veja como foram os últimos dias do Papa Francisco