‘Brasil está preparado para reduzir a jornada de trabalho’, afirma ministro

O ministro Luiz Marinho está em São Bernardo do Campo para as festividades do 1º de maio. Lá, defendeu a redução da jornada de trabalho
brasil-esta-preparado-para-reduzir-a-jornada-de-trabalho-afirma-ministro-ministro-marinho-reforcou-o-papel-da-mobilizacao-popular-para-pressurear-o-congresso-nacional-em-torno-das-pautas-trabalhistas-foto-roberto-parizotti-tvt-news
Ministro Marinho reforçou o papel da mobilização popular para pressionar o Congresso Nacional em torno das pautas trabalhistas. Foto: Roberto Parizotti

Mais de 50 mil trabalhadores e trabalhadoras lotam o Paço Municipal de São Bernardo do Campo neste 1º de maio para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em um evento marcado por música, solidariedade e reivindicações históricas da classe trabalhadora. Entre os presentes, os ministros do Trabalho e Emprego e da Secretaria de Governo, Luiz Marinho Marcio Macedo, respectivamente. Marinho defendeu a redução da jornada de trabalho em conversa com a repórter Girrana Rodrigues, da TVT News.

Com a presença de 23 sindicatos de diferentes categorias e o apoio de lideranças políticas e ministros do governo federal, a data resgatou o protagonismo do ABC Paulista como símbolo da mobilização operária no Brasil.

Das 10h às 21h, o público vibrou ao som de artistas populares como Belo, MC Hariel, Pixote e Tiee. O clima de festa, no entanto, não ofuscou o tom político do encontro, que destacou bandeiras como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a valorização do salário mínimo, o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

A entrada solidária — 2 kg de alimentos não perecíveis — reforçou o caráter comunitário da celebração. As doações foram destinadas ao Fundo de Solidariedade de São Bernardo e a outras entidades sociais da região.

1º-de-maio-foto-juliana-cardoso-tvt-news
“Hoje (1º de maio) é um dia de festa dos trabalhadores e trabalhadoras. Festa e reivindicações. Voltar para o ABC depois de nove anos é simbólico”. Foto: Juliana Cardoso Deputada Federal PT/SP

Ministros no 1º de maio

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, destacou a importância simbólica e política do evento. “Esse é um ato significativo da classe trabalhadora do ABC, comemorando 100 anos do 1º de Maio, muito importante para a democracia brasileira. O presidente Lula recebeu a marcha das centrais e está cuidando com muito compromisso das pautas sindicais, como a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil”, afirmou.

Macedo também reforçou medidas já implementadas pelo governo, como a valorização do salário mínimo e o decreto que garante salário igual para homens e mulheres. “Estamos aqui no chão da fábrica, em São Bernardo, que pariu o Lula para o Brasil e está fazendo um governo em que a prioridade é a classe trabalhadora”, disse, emocionado com sua primeira participação no 1º de Maio na cidade.

Redução da jornada

Já o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforçou o papel da mobilização popular para pressionar o Congresso Nacional em torno das pautas trabalhistas. “Temos que convencer. Trabalhadores, cobrem dos deputados e senadores. Vamos ver quem está com os trabalhadores. Isentar da folha de pagamento do IR é dar maior poder de compra para o salário. Pouco dinheiro na mão de muitos é emprego e renda. Muito dinheiro na mão de poucos é miséria”, declarou.

Marinho também defendeu abertamente a necessidade de rever a jornada de trabalho no país: “A jornada 6×1 é uma crueldade. A economia brasileira está preparada para reduzir a jornada, e é possível o empresariado assumir essa responsabilidade.”

A volta da celebração ao coração do ABC carrega forte carga simbólica. Foi em São Bernardo que, nos anos 1970 e 1980, greves históricas impulsionaram a redemocratização e lançaram à cena nacional a figura de Luiz Inácio Lula da Silva, então líder sindical. Em 2025, cem anos após a instituição do feriado no Brasil, o Dia do Trabalhador reencontra suas raízes de luta, música e esperança.

Veja outras notícias sobre Dia do Trabalhador com a TVT News

Assuntos Relacionados