Leão XIV faz primeira missa e sua posse está marcada para o dia 18

Durante a homilia, ele criticou as preferências pela tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer
leao-xiv-habemus-papam-fumaca-branca-no-vaticano-chamine-na-capela-sistina-fumaca-branca-indica-que-o-papa-for-eleito-imagem-reproducao-vatican-news-tvt-news
Habemus Papam, ele é o estadunidense Robert Francis Prevost. Foto: Vatican News/Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (9), o novo papa Leão XIV celebrou sua primeira missado do papado. Durante a homilia, ele criticou as preferências pela tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer. No dia 18 de maio, Robert Prevost será empossado oficialmente como 267º papa. Saiba mais na TVT News.

Primeira missa do papado

Essa foi a primeira missa celebrada integralmente por um papa em anos desde que as delibitações do papa Francisco fizeram com que o antigo pontífice ficasse em cadeira de rodas. O momento tinha a presença apenas de cardeais e foi transmitida ao vivo pelas mídias do Vaticano.

Na homilia, o novo pontífice começou a homilia em inglês, dirigindo-se aos cardeais de maneira informal. Em seguida, leu o discurso que tinha preparado em italiano.

No início disse que ser papa vem da confiança divina e que buscará ser um “farol que ilumina as noites deste mundo”.

“Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo”, afirmou Leão XIV, segundo a tradução oficial.

Depois veio a crítica ao mundo que escolhe priorizar a tecnologia e o dinheiro. Na mesma frase ele disse que a fé cristão é vista com desdém por não é católico.

“Ainda hoje não faltam contextos em que a fé cristã é considerada uma coisa absurda para pessoas fracas e pouco inteligentes; contextos em que em vez dela se preferem outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer”, disse o pontífice.

Na missão, foi escolhida as orações de Pro Ecclesia (pela Igreja). No evangelho, foi lida a passagem de Mateus 16, 18-19, em que narra o momento em que Jesus confia a liderança da Igreja Católica ao apóstolo São Pedro.

No final da missa foi cantado o hino Oremus pro Pontifice nostro, atualizado com o nome de Leão. Na comunhão, dentre as obras clássicas, estava o Sicut Cervus, do compositor italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina, que completa 500 anos de nascimento em 2025. Ele foi o artista responsável por introduzir a polifonia na música sacra.

Missa de posse do novo papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

O papa recém-eleito Leão XIV será formalmente empossado em cerimônia marcada para as 10h (horário local, 5h em Brasília) do próximo dia 18, na Praça de São Pedro.

A data, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Vaticano, marca o início do pontificado do líder da Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.

Ainda de acordo com a Santa Sé, neste sábado (10), o papa se reúne com os cardeais. No domingo (11), marcando sua primeira aparição pública após a eleição, estão previstas uma oração e uma saudação a partir da sacada da Basílica de São Pedro.

Conclave

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja. Veja toda a cobertura do conclave na TVT News.

O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21.

O lema episcopal de Leão XIV é In Illo uno unum (Em um só somos um), palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão sobre o Salmo 127, para explicar que, “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um”.

Com informações da Agência Brasil

Assuntos Relacionados