Papa Leão XIV explica a escolha do nome

O nome é referência ao Papa Leão XIII e aos efeitos da tecnologia nas classes trabalhadoras
habemus-papam-fumaca-branca-no-vaticano-chamine-na-capela-sistina-fumaca-branca-indica-que-o-papa-for-eleito-imagem-papa-leao_xiv-reproducao-vatican-news-tvt-news
Papa Leão XIV escolheu o nome porque a Igreja tem de tratar do impacto da Inteligência Artificial no mundo do trabalho, referência ao Papa Leão XIII

O Papa Leão XIV explicou nesta manha de sábado, 10, porque escolheu o nome. A explicação do nome Leão XIV é uma referência ao Papa Leão XIII e à encíclica Rerum novarum. Entenda com a TVT News.

Por que Leão XIV escolheu esse nome?

O Papa afirmou que, ao sentir o chamado que o tornaria líder da Igreja Católica, decidiu pelo nome de Leão XIV, e explicou aos cardeais:

“O Papa Leão XIII, de fato, com a histórica Encíclica ‘Rerum novarum’, enfrentou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial; e hoje a Igreja oferece a todos o seu patrimônio de doutrina social para responder a uma nova revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”.

A escolha de Leão XIV é uma referência ao Papa Leão XIII, que tratou dos impactos da revolução industrial na classe trabalhadora. Hoje, Leão XIV sente que a Igreja precisa tratar dos impactos de outra revolução nos trabalhadores: o uso da inteligência artificial, que pode afetar o mundo do trabalho.

O que foi a encíclica Rerum Novarum de Leão XIII

Rerum Novarum: sobre a condição dos operários (em português, “Das Coisas Novas”) é uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII em 15 de maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, sobre as condições das classes trabalhadoras, com influência das ideias distributivistas de Wilhelm Emmanuel von Ketteler e Edward Manning.

A encíclica de Leão XIII trata de questões levantadas durante a revolução industrial e as sociedades democráticas no final do século XIX. Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores de formarem sindicatos, mas rejeitava o socialismo e o capitalismo irrestritos. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja.

quem-foi-leao-xiii-o-ultimo-papa-leao-antes-do-novo-papa-papa-leao-xiii-olhar-para-os-trabalhadores-e-para-as-relacoes-internacionais-imagem-wikipedia-tvt-news
Papa Leão XIII: olhar para os trabalhadores e para as relações internacionais. Imagem: Wikipedia

A encíclica critica fortemente a falta de princípios éticos e valores morais da sociedade, uma das grandes causas dos problemas sociais. O documento se refere a alguns princípios que deveriam ser usados na procura de justiça na vida social, econômica e industrial, como por exemplo a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do Estado na economia a favor dos mais pobres e desprotegidos e a caridade da Igreja à classe operária.

A encíclica veio completar outros trabalhos de Leão XIII durante o seu papado para modernizar o pensamento social católico.

Para os sucessores do papado, a encíclica foi denominada de “Carta Magna” do “Magistério Social da Igreja” e com ela deu-se início à sistematização do pensamento social católico, passado ser o pilar fundamental da Doutrina Social da Igreja atual.

Papa Leão XIII iniciou a Doutrina Social da Igreja

Leão XIII foi eleito papa em 20 de fevereiro de 1878 e entronado em 3 de março do mesmo ano. A Doutrina Social da Igreja foi primeiramente iniciada por Leão XIII, com a sua Rerum Novarum.

Em 1924 seus restos mortais foram transferidos para a Arquibasílica de São João de Latrão. Depois de Bento XVI, que morreu com 95 anos, Leão XIII é o segundo papa mais longevo da história, falecido aos 93 anos.

quem-foi-leao-xiii-o-ultimo-papa-leao-antes-do-novo-papa-papa-leao-xiv-olhar-para-os-trabalhadores-e-para-as-relacoes-internacionais-imagem-wikipedia-tvt-news
Cardeal Prevost escolheu nome Leão XIV. O último Leão XIII foi papa entre 1878 e 193. Imagem: Vatican News

Quais são os nomes de Papas que mais aparecem?

Os nomes de Papa mais escolhidos são João (23 vezes), Bento (16 vezes), Gregório (16 vezes), Clemente (14 vezes), Leão (14 vezes) e Inocêncio (13 vezes).

Peruana de Chiclayo fala da alegria do Papa ter citado a região no discurso

Direto de Chiclayo, no Peru, a socióloga Carmen Aurazo de Watson conversou com o Jornal TVT News Primeira Edição sobre como a população peruana recebeu a notícia da eleição do cardeal Robert Prevost, o Papa Leão XIV, no conclave.

Papa Leão XIV tem cidadania peruana por ter vivido no país por décadas. Em Chiclayo, a quarta maior cidade do Peru, serviu como bispo entre 2015 e 2023. Carmen fala sobre a vida do agora papa na cidade e conta detalhes da personalidade de Prevost que podem revelar como será o papado.

Leia outras notícias sobre o Papa Leão XIV

Assuntos Relacionados