12 de maio é aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Veja em TVT News.
Metalúrgicos do ABC comemoram 66 anos do Sindicato
Nas redes sociais, o Sindicato dos Metalúrgicos comemoram o aniversário de 66 anos:
Há 66 anos, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC nasce do peito e da necessidade de um povo que nunca aceitou calado o que era imposto.
De lá pra cá, cada conquista teve o suor, a coragem e a união de quem não arredou o pé da luta. Hoje, seguimos de cabeça erguida, com novas gerações assumindo o seu lugar e o mesmo compromisso pulsando forte: estar ao lado de quem constrói esse País, ontem, hoje e sempre.
Em 2025, Sindicato dos Metalúrgicos reuniu mais de 70 mil pessoas na festa do Primeiro de Maio
No feriado de 1º de maio de 2025, o ABC Paulista recebeu o grande ato tradicional dos trabalhadores. Com direito a presença de ministros do governo Lula, lideranças do movimento sindical e artistas do momento, o evento organizado por 23 sindicatos, entre eles o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se tornou um verdadeiro festival, reunindo cerca de 70 mil pessoas.

O festival do 1º de maio no ABC foi palco de artistas renomados como Belo, MC Hariel (com participação especial do camisa 10 do Corinthians, Memphis Depay), Pixote, Tiee, entre outras atrações.
Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, celebrou a volta do ato do Dia do Trabalhador para o ABC Paulista. “Hoje é um dia de festa dos trabalhadores e trabalhadoras. Festa e reivindicações. Voltar para o ABC depois de nove anos é simbólico. Consideramos o ABC como solo sagrado da classe trabalhadora por conta da região. É uma festa em que nos sentimos em casa entre irmãos e irmãs.”
“O trabalhador tem direito de comemorar, ouvir um samba bom, molhar as palavras, somos filhos de Deus. Vamos festejar que é dia nosso”, completou.
A história do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se une à história do Brasil
A trajetória do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é, também, a história da democracia no Brasil. Lula , o primeiro operário a se tornar presidente do Brasil, foi presidente do Sindicato.

Em 1975, Lula foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Durante sua gestão, o sindicato liderou greves de operários que contribuíram para enfraquecer a ditadura militar. Em 1980, iniciou sua carreira política partidária com a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 1982, Lula concorreu ao governo do Estado de São Paulo, terminando em quarto lugar, com menos de 10% dos votos. Três anos depois, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do movimento Diretas Já.
Em 1986, Lula foi o deputado federal mais votado do país e integrou a Assembleia Constituinte. Em 1989, disputou as eleições presidenciais, mas perdeu no segundo turno para Fernando Collor de Mello. Em 1994, foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso e, em 1998, perdeu novamente para FHC no primeiro turno, surpreendido pela emenda que permitiu a reeleição.

Em 2022, Lula formou uma ampla rede de apoios, reunindo personalidades e políticos de diversos partidos em torno de sua candidatura à presidência da República. Geraldo Alckmin, seu adversário na eleição de 2006, ingressou na disputa como vice de Lula.
Após uma acirrada campanha eleitoral, Lula tornou-se o primeiro brasileiro a assumir a presidência da República por três vezes, eleito pela vontade soberana do povo. Mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras lhe concederam a maior votação da história.
As notícias mais lidas da TVT News
Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News
- Nova fábrica da Toyota vai gerar 12 mil empregos
- Copa do Mundo 2026: quais são os países classificados?
- Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: começa prazo para saque
- Veja lista completa dos Oscars 2025
- Empréstimo consignado para CLT’s e MEI’s já começou a valer
- Crédito consignado para CLT: confira as regras
- Estreia Jornal TVT News Primeira Edição
- 21 de abril, Dia de Tiradentes: a construção do herói nacional