Velório de Pepe Mujica acontece nesta quarta-feira (14)

Cerimônia aberta ao público em Montevidéu deve durar 24 horas
Pepe-Mujica-foi-diagnosticado-com-câncer-de-esôfago-em-maio-de-2024-TVT-NEWS
Velório será aberto ao público. Presidente Lula deve participar da despedida ao amigo. Foto: Fotografía oficial de la Presidencia de Colombia

Os uruguaios terão a chance de se despedir do ex-presidente José “Pepe” Mujica nesta quarta-feira (14), em Montevidéu. O líder político faleceu aos 89 anos nesta terça-feira (13). Mujica enfrentava um câncer de esôfago que se espalhou para o fígado, agravado por doenças crônicas que impediam tratamentos agressivos. Saiba mais em TVT News.

Despedida de Mujica

O velório aberto ao público começou às 10h com um cortejo fúnebre da Torre Ejecutiva, sede da presidência, em direção ao Palácio Legislativo. A viúva Lucía Topolansky foi aplaudida na ocasião. Serão feitas paradas em locais simbólicos da trajetória de Mujica, como a sede do Movimento de Participação Popular, que o político ajudou a fundar na década de 1980.

A chegada ao Palácio Legislativo, onde estão a Câmara e o Senado, deve ocorrer às 12h. O corpo de Mujica será velado no Salão dos Passos Perdidos a partir das 15h e deve durar 24 horas.

Em entrevista coletiva durante viagem uma presidencial à China nesta terça-feira (13), Lula disse que deve viajar a Montevidéu para se despedir de Mujica. “O mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, declarou.

Depois da cerimônia, o corpo do ex-presidente será cremado na quinta-feira (15). O último desejo de Mujica era ser enterrado em sua chácara, nos arredores de Montevidéu, ao lado da cadela de três patas Manuela, que faleceu em 2018 e acompanhava o político em seus compromissos oficiais.

Pepe Mujica: valores e humildade

Mesmo diante da morte, Mujica manteve sua serenidade e lucidez. Em suas últimas declarações públicas, destacou a importância da democracia e do respeito às diferenças: “É fácil ter respeito por quem pensa como você, mas é preciso aprender que a base da democracia é o respeito por aqueles que pensam diferente”.

Em sua última entrevista, à revista Búsqueda, o ex-presidente anunciou que não faria mais tratamento para o câncer e pediu para ser deixado em paz: “Estou morrendo. Só quero que não me peçam mais entrevistas, nem mais nada. Acabou o meu ciclo”.

  • Vídeo: Direto do Uruguai, professor comenta o legado de Pepe Mujica no Jornal TVT News

Desejou ser enterrado em sua chácara, ao lado de sua cadela Manuela, sob uma sequoia que plantou. “Vou morrer aqui. Tem uma sequoia grande lá fora. Manuela está enterrada lá. Estou preenchendo a papelada para que eles possam me enterrar lá também”, revelou.

Nos últimos meses, o ex-presidente recebeu homenagens de líderes como Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro, que lhe concederam as mais altas honrarias de seus países. Artistas como Silvio Rodríguez, Joaquín Sabina e Joan Manuel Serrat também prestaram tributos, destacando sua influência além da política.

a-morte-de-pepe-mujica-e-lamentada-por-lula-presidente-lula-e-pepe-mujica-tinham-uma-relacao-de-amizade-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Presidente Lula quer participar da despedida ao amigo Mujica. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Relembre frases de Pepe Mujica

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica faleceu na quarta-feira (13), aos 89 anos, encerrando uma trajetória marcada por coerência, humildade e compromisso inabalável com a justiça social. Veja, no post da TVT News, algumas das frases mais marcantes do uruguaio.

Assuntos Relacionados