Lula entrega Ordem do Mérito Cultural e reinaugura Palácio Capanema no Rio

Cerimônia homenageou mais de cem personalidades, entre elas Alcione, Fernanda Torres, Chico César, Leci Brandão e muito mais.
Presidente Lula acompanhado da ministra Margareth Menezes realizou a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na noite de terça-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, condecoraram 111 pessoas e 14 instituições com a maior honraria pública do setor cultural do Brasil, a Ordem do Mérito Cultural (OMC). Saiba todos os detalhes em TVT News.

A solenidade marcou também a reinauguração do edifício histórico, fechado há 10 anos, e celebrou quatro décadas do Ministério da Cultura (MinC) com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.

“A volta da Ordem do Mérito Cultural é um marco importante, pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento. É o reconhecimento da cultura enquanto alicerce para a democracia e para a construção de um país mais inclusivo e diverso”, destacou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Os homenageados foram reconhecidos em três diferentes graus: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas de atuação. A escolha reflete a diversidade e riqueza cultural do Brasil, valorizando expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens.

As indicações abrangeram os mais variados segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicionais e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.

Os homenageados da noite

Entre os homenageados, estrelas do filme premiado no Oscar, Ainda Estou Aqui receberam a OMC. A atriz Fernanda Torres, o diretor do longa-metragem Walter Salles e o autor do livro que originou a obra, Marcelo Rubens Paiva, foram agraciados.

Fernanda Torres, Marcelo Rubens Paiva e Walter Salles. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Alcione, a cantora icônica do samba que já acumula 50 anos de carreira, foi uma das agraciadas, recebendo o Grã-Cruz da OMC. Zezé Motta, lendária atriz e cantora brasileira e Leci Brandão, cantora e deputada estadual por São Paulo, estiveram na celebração.

Alcione, Zezé Motta e Leci Brandão. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A escritora e intelectual mineira, Conceição Evaristo, recebeu o título de Comendadora. Já Rosângela Lula da Silva, a Janja, recebeu a Grã-Cruz.

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, presidente Lula, a primeira-dama Janja, Conceição Evaristo e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O humorista Paulo Gustavo recebeu a homenagem póstuma como Grã-Cruz. Sua mãe, Déa Lúcia Vieira Amaral, esteve presente na cerimônia. Daniel Munduruku, escritor premiado e ativista indígena do povo Munduruku e Rappin Hood, rapper paulistano, receberam a homenagem como Comendador.

Déa Lúcia, Daniel Munduruku e Rappin Hood. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Teresa Cristina, cantora de MPB e samba, ganhou o título como Comendadora. Liniker, cantora e compositora que une soul, samba e jazz em suas canções e Paula Lima, cantora e compositora de samba de grande porte, receberam o título de Cavaleiras.

Teresa Cristina, Liniker e Paula Lima. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Reinauguração do Palácio Capanema

Tombado em 1948, o edifício foi restaurado com investimento de R$ 84 milhões, via Novo PAC, e vai conciliar áreas abertas ao público com escritórios do Ministério da Cultura e suas vinculadas.

As obras de conservação e modernização do Palácio começaram em fevereiro de 2019, com foco no restauro da estrutura e na preservação do valor histórico do prédio, que ocupa uma área de 27.536 metros quadrados no coração do Rio de Janeiro.

O edifício passou por modernização interna e recuperação do mobiliário e dos jardins, conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foram refeitas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de combate a incêndios, além do sistema de vigilância. A recuperação dos espaços internos incluiu piso, móveis, luminárias e persianas.

O Palácio, construído entre 1937 e 1945 para sediar o ministério da Educação e Saúde Pública, é um ícone da arquitetura mundial, com projeto liderado por Lucio Costa e participação de Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcelos e consultoria de Le Corbusier. Com 16 pavimentos, o edifício é um marco da arquitetura modernista e do patrimônio cultural brasileiro.

Além de personalidades, o OMC também condecorou 14 instituições.

Instituições que receberam a Ordem do Mérito Cultural

  • Associação dos Produtores Teatrais: Entidade que representa e valoriza produtores teatrais no Brasil, responsável pelo Prêmio APTR.
  • Balé Folclórico da Bahia: Companhia fundada em 1988, une dança, música e cultura baiana em espetáculos consagrados no Brasil e no exterior.
  • Companhia Teatral Vem Viver: Grupo de Valparaíso de Goiás que atua com cultura e inclusão social desde 1991, promovendo cidadania e arte comunitária.
  • Feira do Livro de Porto Alegre: Evento cultural tradicional do Sul do Brasil, declarado Patrimônio Imaterial da capital gaúcha em 2010.
  • Festival Amazonas de Ópera: Festival anual de ópera realizado em Manaus desde 1997, com destaque na cena lírica da América Latina.
  • Festival de Parintins: Festa folclórica do Amazonas que celebra a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, com grande apelo popular.
  • Grupo Corpo: Companhia de dança contemporânea mineira fundada em 1975, reconhecida internacionalmente por sua excelência e inovação.
  • Grupo Gira Dança: Companhia de dança de Natal (RN) com elenco inclusivo, referência nacional e internacional em arte e acessibilidade.
  • Museu da Diversidade Sexual: Criado em 2012 em São Paulo, promove a cultura e a memória da população LGBTQIA+ no Brasil.
  • Museu da Língua Portuguesa: Museu interativo inaugurado em 2006 em São Paulo, dedicado à história e à valorização da língua portuguesa.
  • Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – Muquifu: Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, em Minas Gerais, preserva memórias, histórias e culturas das periferias e quilombos urbanos.
  • Ocupa MinC: Movimento artístico e político que ocupou o MinC RJ em 2016 contra a extinção do ministério, defendendo a cultura no Brasil.
  • Organizações Globo Participações S.A.: Fundada em 1965, é uma das maiores emissoras do país, com cobertura nacional e impacto na produção cultural brasileira.
  • Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia: Escola de arte e tecnologia do Rio de Janeiro que forma jovens de periferia para o mercado das indústrias criativas.

Com Agência Gov

Leia mais notícias sobre cultura em TVT News

As notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Assuntos Relacionados