O Agente Secreto em Cannes: Kleber Mendonça Filho leva melhor direito e Wagner Moura conquista o prêmio de melhor ator. Veja em TVT News.
O Agente Secreto ganha prêmios de melhor direção e melhor ator em Cannes
O filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes, na França. O ator Wagner Moura, protagonista da película, também foi premiado como melhor ator.
O filme de Kleber Mendonça Filho também era um dos favoritos para ganhar a Palma de Ouro, a maior premiação de Cannes, mas, quem levou foi longa Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.
O Agente Secreto teve sua estreia mundial no festival, no dia 18 de maio, quando foi ovacionado com mais de 10 minutos de aplausos.
O Agente Secreto vence prêmio da crítica em Cannes
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou, neste sábado, o prêmio da crítica na edição de número 78 do Festival de Cannes, na França, concedido pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica, que reúne críticos de mais de 50 países.
No Instagram da entidade, os profissionais justificaram a escolha pela generosidade romancista e épica do longa, além de uma história rica e profundamente preocupante, de corrupção e opressão.
O Agente Secreto também foi premiado pelos exibidores franceses independentes, como o principal destaque do Festival.

Qual é a história de O Agente Secreto?
O longa é um thriller no qual Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor especializado em tecnologia, que foge do passado violento e misterioso, mudando de São Paulo para Recife, em plena semana do carnaval. Ele descobre, então, que é espionado pelos vizinhos.
Apenas um filme brasileiro venceu a Palma de Ouro até hoje: “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, em 1962.

Kléber Mendonça Filho defendeu a democracia em Cannes
Kleber Mendonça Filho também foi diretor de filmes aclamados como Aquarius (2016), que teve sua primeira exibição mundial em 2016 em Cannes, e Bacurau (2019). Ambos concorreram à Palma de Ouro.
Durante a apresentação de Aquarius, a equipe do filme protestou contra o afastamento do cargo da então presidenta da República, Dilma Rousseff.
Na ocasião, ao subir o tapete vermelho, Kleber Mendonça Filho, acompanhado das atrizes brasileiras Maeve Jinkings e Sônia Braga, além da atriz Barbara Colen, da produtora Emilie Lesclaux e convidados, segurava cartazes com frases como: “Um golpe de estado ocorreu no Brasil”, “Brasil vive um golpe de Estado”, “O mundo não pode aceitar um governo ilegítimo” e “54.501.118 de votos queimados!”.
Poucos dias antes, o Senado havia aprovado a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma, afastando-a do cargo por até 180 dias, até que o mérito do impeachment fosse votado.
Já Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. A película ficou em primeiro lugar, empatando com a produção francesa Les Misérables, de Ladj Ly.
O filme de ficção se passa em um povoado no sertão, chamado Bacurau, e tem como marco a morte de uma moradora conhecida, Dona Carmelita. A partir deste episódio, a trama se desenvolve despertando eventos inesperados.
Lula e Minc parabenizam O Agente Secreto
O presidente Lula comemorou os prêmios de melhor direção e melhor ator para O Agente Secreto. O presidente da República parabenizou Kléber Mendonça Filho e Wagner Moura pelas conquistas.
“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wagner Moura”, escreveu o presidente, que disse ainda que as duas premiações mostram que o cinema brasileiro “não deve nada a ninguém”.
“Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”, concluiu Lula em seu perfil na rede social.
Nas rede sociais, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parabenizou Kléber Mendonça e Wagner Moura, pela premiação.
“Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes! Parabéns a Wagner Moura, Melhor Ator, e a Kleber Mendonça Filho, Melhor Diretor, pelo reconhecimento no maior festival de cinema do mundo! O Brasil celebra vocês! Nosso cinema vive um novo tempo”, escreveu a ministra da Cultura na rede social X.
Leia outras notícias de Cultura com a TVT News
- Lula: “Sebastião Salgado não usava apenas sua câmera para retratar as pessoas, mas também sua alma”
- Eunice Paiva é tema de selo postal dos Correios lançado por Lula
- Ainda Estou Aqui ganha mais um prêmio inédito para o cinema brasileiro
- Além do Oscar: confira lista completa de prêmios de Ainda Estou Aqui
- Oscar: ‘Ainda Estou Aqui’ e outros filmes chegam ao streaming
- Veja lista completa dos Oscars 2025