Lula entrega na quarta-feira o primeiro trecho do Ramal do Apodi 

Entrega faz parte da visita Caminho das Águas, que vistoria as obras da Transposição do Rio São Francisco
Lula-entrega-quarta-primeiro-trecho-ramal-apodi-transposicao-rio-sao-francisco-lula-visita-barragem-oiticica-rn-ricardo-stuckert-pr
O projeto de transposição do Rio São Francisco foi iniciado em 2007 e já são 477 km de extensão. Na foto, Lula durante visita à Barragem de Oiticica (RN), em 19/03/25. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de entrega do primeiro trecho do Ramal do Apodi na quarta-feira (28), na Barragem Redondo, no sertão da Paraíba. Saiba mais em TVT News.

Com 115,5 km de extensão, a estrutura liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s. A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A agenda faz parte da visita Caminho dos Águas, iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) que vistoria as obras da Transposição do Rio São Francisco desde o dia 25 e deve durar quatro semanas. 

Outras visitas pelas obras da Transposição do Rio São Francisco

No domingo (25), o ministro Waldez Góes esteve na Estação de Bombeamento 1, em Cabrobó, em Pernambuco, onde começa a captação das águas do rio São Francisco para a transposição no eixo norte. A obra foi finalizada em 2015 e deve passar por melhorias.

Atualmente, a estação conta com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de quase 25 metros cúbicos por segundo, e passará por duplicação. As ordens de serviço para o início dessa obra e as de mais duas estações de bombeamento serão assinadas por Lula também na quarta-feira, no município de Salgueiro (PE).

“São muitos projetos e muitas ordens de serviço que serão dadas e é importante que a gente não só aumente a infraestrutura hídrica, disponibilizando água às pessoas, para o consumo e a produção de alimentos, mas que a gente cuide também do Velho Chico e isso tudo está na programação da comitiva”, destacou Waldez Góes.

A comitiva também conheceu a Barragem da Serra do Livramento (PE), que tem capacidade máxima de quase 19 milhões de metros cúbicos. A próxima parada é o município de Mauriti, no Ceará, que será visitado nesta segunda-feira (26) para inauguração do sistema de abastecimento de água da cidade.

Transposição do Rio São Francisco

O projeto de transposição do Rio São Francisco foi iniciado em 2007. Atualmente é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e Leste, com 217. Já recebeu investimentos de R$ 12 bilhões, incluindo seus sistemas complementares de distribuição dos recursos hídricos.

Com Planalto e Agência Brasil

Leia mais notícias do governo Lula em TVT News

Assuntos Relacionados