Bia Haddad e João Fonseca vencem na estreia em Wimbledon

Brasileiros não perderam nenhum set
bia-haddad-e-joao-fonseca-vencem-estreia-wimbledon-tvt-news
Tenistas iniciaram torneio ingês com vitória. Arte: Rebeca de Ávila/TVT News

O tênis brasileiro teve um início promissor em Wimbledon, com vitórias marcantes logo no primeiro dia da chave principal. A paulistana Bia Haddad Maia começou com o pé direito enfrentando a eslovaca Rebecca Sramkova, adversária que já conhecia bem, com quem havia jogado cinco vezes e vencido três vezes, Bia confirmou o favoritismo com parciais de 7/6[7] e 6/4. Saiba mais em TVT News.

No masculino, o carioca João Fonseca também deixou sua marca. Contra o britânico Jacob Fearnley, a vantagem no retrospecto pesou: duas partidas anteriores, duas vitórias. Mesmo em confronto equilibrado entre dois tenistas à beira do top 50 (Fonseca é o 54º do ranking e Fearnley o 51º), o brasileiro levou a melhor por 6/4, 6/1 e 7/6[5].

Com a vitória, João não só reforçou seu status como o mais jovem da chave de simples, como também se tornou o primeiro tenista de 18 anos a avançar à segunda rodada de Wimbledon, um feito e tanto.

Como foram os jogos?

Bia Haddad x Rebecca Sramkova

No primeiro set, Bia e Rebecca Sramkova protagonizaram um duelo equilibrado. Cada uma conseguiu uma quebra de serviço, a brasileira no quinto game, a eslovaca no oitavo, e o set seguiu para o tiebreak. A disputa ali também foi acirrada, até que Bia emplacou dois pontos decisivos e fechou em 7/6(7).

Na segunda parcial, Sramkova saiu na frente ao quebrar o saque da brasileira logo no segundo game. Mas a reação de Bia foi rápida: ela devolveu a quebra no quinto game e confirmou o serviço com autoridade em seguida, abrindo 4/2. No oitavo game, voltou a pressionar e conseguiu mais uma quebra crucial, administrando a vantagem até fechar o set em 6/4.

Foi uma atuação segura e corajosa da brasileira, especialmente para uma estreia em Grand Slam — sempre cercada de tensão. Agora, Bia aguarda a vencedora do confronto entre a húngara Dalma Galfi e a britânica Harriet Dart.

João Fonseca x  Jacob Fearnley

Diante de uma Quadra 1 lotada, uma das principais arenas de Wimbledon, com capacidade para 12.700 pessoas, João Fonseca não se intimidou. Mesmo com maioria britânica nas arquibancadas, o brasileiro encarou a pressão e teve uma estreia memorável contra o local Jacob Fearnley.

No oitavo game do primeiro set, Fonseca enfrentou três break points após abrir 0-40 no próprio saque. Mas o carioca reagiu com frieza, salvou todos e virou o game para fazer 5/4. Na sequência, contou com duas duplas faltas de Fearnley para fechar o set em 6/4.

O segundo set foi ainda mais dominante. João quebrou o serviço logo no segundo game, confirmou o próprio e abriu vantagem confortável. Fearnley só pontuou no quarto game, mas não conseguiu segurar o ímpeto do brasileiro, que venceu por 6/1. O destaque foi o elevado número de duplas faltas do britânico: 5 no primeiro set e 3 no segundo — todas em momentos decisivos.

A terceira parcial foi a mais parelha. Os dois atletas mantiveram os serviços até o tiebreak. Fearnley chegou a abrir 5-2, mas cometeu uma dupla falta e um erro não-forçado, permitindo a recuperação de João. O brasileiro virou com dois aces, e mais uma dupla falta do adversário garantiu o triunfo por 7/6(5) e a vitória por 3 sets a 0.

Agora no 47º lugar do ranking ao vivo, João aguarda quem avançar do confronto entre Jenson Brooksby e Tallon Griekspoor.

Assuntos Relacionados