A indicação de Patrícia Barcelos para a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado nesta terça-feira (12). Patrícia foi escolhida pelo governo Lula para substituir Tiago Mafra dos Santos, cujo mandato terminou em setembro de 2024. Saiba mais em TVT News.
Durante a sabatina conduzida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), a indicada defendeu a regulação das plataformas de streaming entre as prioridades da Ancine. Patrícia disse esperar que o Congresso avance no tema para que a agência possa focar nas suas atribuições de fiscalização dessa atividade.
A indicada também sinalizou que vai atuar pelo “crescimento sustentável” do audiovisual independente, buscando a valorização da diversidade cultural do país. Patrícia considerou fundamental acompanhar os impactos da adoção da inteligência artificial no setor de audiovisual, com diálogo em diferentes frentes que representam essa área de atuação e com o Congresso Nacional.
A indicada citou uma pesquisa desenvolvida pela Ancine, de 2022, que estima o impacto econômico do setor em mais de R$ 24 bilhões para o PIB brasileiro e mais de 126 mil empregos diretos gerado. Nesse contexto, ela defendeu a agência como um “pilar estrutural” para que o audiovisual brasileiro se consolide internamente e ganhe visibilidade internacional.
Segundo Patrícia Barcelos, a Ancine também pode prestar serviço em frentes como o apoio para distribuição de conteúdo, a capacitação dos trabalhadores do audiovisual e melhorias tecnológicas no setor.
A aprovação de Patrícia para a diretoria da Ancine foi unânime, com 12 votos favoráveis e 0 contrários. Agora, a análise da indicada segue para o plenário do Senado.
Quem é Patrícia Barcelos
Patrícia Barcelos é graduada em jornalismo pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Educação pela mesma instituição. Atualmente, é professora de audiovisual do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Sua trajetória inclui a atuação como secretária nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos na Presidência da República (2014-2015) e como secretária-executiva da mesma pasta (2012-2014).
Patrícia atuou como diretora de políticas e regulação da educação profissional e tecnológica no Ministério da Educação (MEC) e integra o Conselho Superior de Cinema e o Comitê de Gestão do Fundo Setorial do Audiovisual.
O que é a Ancine
A Ancine regula e fiscaliza o mercado audiovisual no Brasil. O órgão promove o desenvolvimento da indústria cinematográfica, assegura a diversidade de conteúdos e fiscaliza o cumprimento das normas do setor. O cargo de Diretor da Ancine exige conhecimento técnico e apoio à cultura nacional.
Com informações de Agência Senado.