O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), lançou a Jornada Formativa para a inclusão produtiva de adolescentes e jovens – uma plataforma de aprendizagem voltada à formação de lideranças que atuam nos setores público e privado e que poderão fortalecer e desenvolver habilidades para o enfrentamento dos desafios que limitam o acesso de meninas e meninos a oportunidades de desenvolvimento e de geração de renda. Leia em TVT News.
UNICEF lança Jornada Formativa para promover equidade de acesso a oportunidades de desenvolvimento e geração de renda para adolescentes e jovens
A Jornada Formativa faz parte dos esforços do UNICEF no Brasil para promover e influenciar políticas públicas que promovam oportunidades para que adolescentes e jovens desenvolvam competências e habilidades para se situar e se posicionar no mundo, fazer escolhas, aprender, ser feliz e passar por uma transição entre escola e mundo do trabalho de maneira mais justa, segura e acessível, especialmente para meninas e meninos em maior situação de vulnerabilidade social.
Ao investir na formação de lideranças e apoiar quem ocupa posições estratégicas em empresas e governos a atuar de forma propositiva, o objetivo é criar ambientes mais preparados para acolher, desenvolver e reter jovens talentos em trajetórias de trabalho digno.
“Oferecendo a esses profissionais conhecimento técnico, estratégias práticas e um certificado de conclusão reconhecido, buscamos fortalecer a capacidade institucional para implementar ações concretas que gerem oportunidades reais para a juventude. Não podemos desperdiçar um dos maiores potenciais de transformação que nosso país tem: nossos adolescentes e jovens”, afirma Monica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil”, afirma.
Disponível gratuitamente na plataforma do 1MiO (https://1mio.com.br#jornada-formativa), a jornada é composta por 16 cursos divididos em três blocos independentes de aprendizagem – compreender, conectar e transformar – que ajudam a ampliar o repertório de lideranças, construir pontes entre juventudes e instituições e oferecer caminhos concretos para a inclusão produtiva e contínua de adolescentes e jovens.
O primeiro bloco, intitulado “Compreender”, apresenta o conceito de inclusão produtiva jovem no contexto brasileiro e propõe uma mudança de mentalidade: incluir jovens não é um ato de caridade, mas uma estratégia para transformar o presente e construir um futuro mais justo, sustentável e inovador. O segundo bloco, “Conectar”, reconhece a diversidade das juventudes brasileiras e propõe a construção de pontes entre seus potenciais e as realidades das empresas, com base nos 12 perfis prioritários do 1MiO, como jovens negros, LGBTQIAPN+, povos originários e pessoas com deficiência. Já o bloco “Transformar” apresenta ferramentas práticas para a aplicação e institucionalização da inclusão produtiva jovem nas rotinas e estruturas organizacionais.
Todo o conteúdo da jornada foi cocriado com 13 organizações e especialistas com atuação direta nos perfis prioritários da iniciativa, do UNICEF, 1 Milhão de Oportunidades. Além disso, os cursos foram desenvolvidos com recursos de acessibilidade, como Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), audiodescrição e ajustes visuais, e utilizam metodologias diversas, como vídeos, pílulas de conteúdo, quizzes, jogos interativos e infográficos.
Evento de lançamento da plataforma
Lançada durante evento no Sesi Lab, em Brasília, nesta quarta-feira, 13 de agosto, a jornada foi apresentada a representantes de empresas, governos, organizações da sociedade civil e parceiros do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. O evento contou com painéis sobre o uso de dados para orientar políticas públicas de inclusão produtiva e sobre o papel de parcerias para a transformação institucional. Participaram da primeira discussão João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho; Vivianne Naigeborin, superintendente da Fundação Arymax; e Gustavo Heidrich, oficial de Educação do UNICEF. O segundo momento reuniu Livia Felix, gerente de Relacionamento da iniciativa 1MiO, do UNICEF, e Vanessa Tarantini, oficial-assistente de Desenvolvimento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Estiveram presentes também representantes de organizações sociais que participaram do desenvolvimento da jornada. São elas: Olabi, Casa 1, Hermanitos, Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPacto), Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), Uniperiferias, Instituto da Oportunidade Social (IOS), Oxfam e Roda Educativa, além de especialistas em juventudes indígenas, em relações étnico-raciais e em juventudes de zonas rurais.
Para esta iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica do programa Education Above All Foundation da Silatech, com a parceria de NIVEA, além do apoio da Fundação Arymax.
O que é a ação 1 Milhão de Oportunidades (1MiO)
O 1MiO é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com governos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e agências da ONU. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a jovens e adolescentes de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego.
O qué o UNICEF
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil. O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias.