A Universidade Estadual Paulista (Unesp) promete ampliar neste ano o número de questões interdisciplinares para a aplicação do Vestibular 2026, programado para 2 de novembro. A interdisciplinaridade foi introduzida na prova em 2019 e, desde então, foram apresentadas 108 questões interdisciplinares, uma média de 18 por ano, ou 20% das 90 questões da primeira fase do exame. Saiba mais em TVT News.
A reitora da Unesp, professora Maysa Furlan,considera um grande sucesso a inclusão de questões interdisciplinares no vestibular desde o período anterior à pandemia, com a manutenção e o fortalecimento deste modelo nos últimos anos.
A reitora acredita ser “uma boa notícia para a Universidade e para os vestibulandos o aguardado aumento na interdisciplinaridade da prova para este ano”, conforme acerto entre a Universidade e a Fundação Vunesp, responsável pelas provas do vestibular.
O professor Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp, lembra que o vestibular tem como princípio a transparência e informa a possibilidade de interdisciplinaridade nas questões da prova no próprio Manual do Candidato, publicado anualmente nas páginas da Universidade e da Vunesp.
“A interdisciplinaridade promove uma visão integrada dos conhecimentos escolares. O Relatório do Vestibular, publicado anualmente e disponível na página da Vunesp, é uma mostra do resultado positivo do uso das questões interdisciplinares na prova”, afirma Diniz.
Sobre o Vestibular Unesp 2026
O calendário do Vestibular Unesp 2026, que oferece 5.867 vagas, prevê inscrições de 4 de setembro a 8 de outubro, provas da primeira fase em 2 de novembro, provas comuns da segunda fase em 7 e 8 de dezembro e o resultado final em 30 de janeiro de 2026. A
s provas serão realizadas em 35 cidades, sendo 31 no estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
A Universidade oferece ainda 729 vagas para ingresso pelas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 934 vagas para ingresso via Provão Paulista e outras 160 vagas pelo Vestibular Meio de Ano 2026, totalizando 7.690 vagas em 136 cursos de graduação.