Vereadora Ana Nice assume a presidência da Câmara de SBC

Pela primeira vez em 74 anos, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo terá uma mulher no comando
vereadora-ana-nice-assume-a-presidencia-da-camara-de-sbc-vereadora-mais-votada-de-sbc-ana-nice-assume-a-presidencia-da-camara-apos-afastamento-do-vereador-danilo-lima-envolvido-em-investigacao-por-corrupcao-foto-adonis-guerra-tvt-news
Vereadora mais votada de SBC, Ana Nice assume a presidência da Câmara após afastamento do vereador Danilo Lima, envolvido em investigação por corrupção. Foto: Adonis Guerra

Vereadora Ana Nice assume presidência da Câmara de São Bernardo do Campo (SBC) e comanda primeira sessão no cargo. Leia em TVT News.

Vereadora Ana Nice, do PT, comanda a Câmara de Vereadores de SBC

Nesta terça-feira (19), a vereadora Ana Nice (PT) presidirá a 24ª Sessão Ordinária do ano. Pela primeira vez em 74 anos, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo terá uma mulher no comando.

“A expectativa para amanhã é que possamos apreciar projetos tanto do Legislativo quanto do Executivo, que tragam respostas às demandas da nossa população. Queremos avançar em políticas públicas que consideramos essenciais para a melhoria da vida do nosso povo”, destacou a presidenta em exercício.

A sessão terá início às 9h, com duração prevista de quatro horas, prorrogáveis por até mais duas.

Quem é a vereadora Ana Nice?

A vereadora Ana Nice Martins nasceu na cidade de Espinosa, Minas Gerais, em 04 de janeiro de 1974. Filha de lavradores enfrentou o trabalho nas roças de algodão ainda criança. Perdeu a mãe aos cinco anos de idade e o pai, aos 14 anos. Em busca de ajuda médica para o irmão mais novo, partiu da sua cidade natal, e, em 1988, fixou moradia em São Bernardo do Campo.

A vereadora Ana Nice é formada em História pela Fundação Santo André, especializou-se em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP. Trabalhando na Panex, foi eleita representante dos trabalhadores em 2002 e compôs o Comitê Sindical de Empresa, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no qual passou a integrar a Diretoria Executiva em 2011.

Em 2016, a vereadora Ana Nice licenciou-se da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos ao se tornar, pelo PT, a primeira mulher negra eleita vereadora da cidade de São Bernardo do Campo, com 4.090 votos.

vereadora-de-sao-bernardo-sofre-ataques-racistas-ana-nice-e-vereadora-pelo-pt-e-recebeu-solidariedade-dos-diretorios-partido-no-abc-tvt-news-vereadora-ana-nice
Ana Nice é vereadora pelo PT. Foto: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

A vereadora Ana Nice foi também a única mulher eleita dentre os 28 parlamentares daquele pleito municipal. Em 2020, foi reeleita com 4.728 votos, como a vereadora mais votada da cidade.

Em 2024, Ana Nice foi novamente reeleita, agora para o terceiro mandato, com 6.205 votos, se tornando a vereadora mais votada da história de São Bernardo do Campo. Atualmente, é a presidenta da Câmara Municipal e assumiu o cargo após as investigações de corrupção que envolvem o prefeito afastado, Marcelo Lima, e o primo, o vereador Danilo Lima, que era o presidente da Câmara.

MP-SP denuncia prefeito afastado de SBC por organização criminosa e lavagem de dinheiro

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, denunciou na segunda-feira (18) o prefeito afastado de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, e mais nove pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro em um esquema de desvio de dinheiro público no município.

Além do prefeito, foram denunciados vereadores, secretários, servidores e empresários por integrarem uma organização criminosa voltada a corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Entre os denuciados está o primo do prefeito afastado, Danilo Lima, que era presidente da Câmara. O cargo agora é assumido pela vereadora Ana Nice, do PT.

Em maio, vereadora Ana Nice denunciou ataques racistas

A Vereadora Ana Nice denunciou na tribuna da Câmara dos Vereadores de SBC, em 28 de maio, que foi alvo de ataques racistas dirigidos ao seu e-mail institucional.

De acordo com a vereadora Ana Nice, as ameaças e ofensas criminosas foram direcionadas a ela desde o dia 14 de maio. Um boletim de ocorrência já foi aberto por injúria racial no 1º Distrito Policial de São Bernardo.

“É difícil, eu que sempre chego nessa tribuna com discurso muito pronto, e hoje venho aqui para falar com a voz embargada sobre os ataques que tenho sofrido via e-mail institucional. E, como está difícil falar, vou direto em algumas frases que chegam a uma parlamentar no exercício de seu mandato: ‘Mercado de escravos… Qual foi o seu preço, Ana?’. A frase carrega a vontade de desumanizar essa parlamentar”, disse a vereadora, durante o pronunciamento na tribuna.

Leia outras notícias sobre o ABC Paulista

Assuntos Relacionados