20ª mostra Mundo Árabe de Cinema celebra duas décadas em São Paulo

18 filmes de 22 países árabes foram selecionados na programação da mostra
20-mostra-mundo-arabe-cinema-celebra-duas-decadas-sao-paulo-divulgacao-sesc-tvt-news
Com curadoria de Arthur Jafet, mostra convida público para uma jornada que explora temas sociais, políticos e culturais da região. Foto: Divulgação/Sesc

A riqueza e a diversidade do cinema árabe chegam a São Paulo para celebrar duas décadas de intercâmbio cultural. A 20ª mostra Mundo Árabe de Cinema acontece entre 13 de agosto e 7 de setembro, no CineSesc e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP). A programação é gratuita e traz uma seleção de 18 filmes de 22 países. Saiba detalhes na TVT News.

Com curadoria de Arthur Jafet, a mostra convida o público para uma jornada que explora temas sociais, políticos e culturais da região, em uma conexão do íntimo ao político. A iniciativa, organizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), busca aprofundar o reconhecimento cultural entre o Brasil e o mundo árabe.

Destaques da programação

A celebração de 20 anos traz 12 filmes inéditos no Brasil e cinco títulos que marcaram a história da mostra. O filme de abertura, no CineSesc, no dia 13 de agosto, às 20h, é a estreia de Tudo o que resta de você, da diretora palestino-americana Cherien Dabis. A cerimônia contará com a presença da diretora espanhola Isabel Fernández, do filme Os Construtores de Alhambra, que também será exibido no evento.

Entre os filmes inéditos no CCBB SP, estão Linha de frente, Formas de seres humanos normais, Arzé e A quem eu pertenço, com sessões acessíveis em Libras. Títulos que retornam para a celebração incluem Cinco Câmeras Quebradas, Porta do Sol e Beirute Ocidental, que marcaram edições anteriores.

A programação é dividida entre os dois espaços: no CineSesc (13 a 19 de agosto) e no CCBB SP (16 de agosto a 7 de setembro).

Debates e encontros

Além das exibições, a mostra Mundo Árabe de Cinema promove debates para aprofundar as discussões sobre temas como resistência, exílio e o papel das mulheres no cinema árabe. No CCBB SP, dois encontros estão agendados:

  • 23 de agosto, às 18h30: Rostos da Palestina: exílio, herança e resistência no cinema, com Milton Hatoum e Olgaria Matos.
  • 30 de agosto, às 16h: Humor, patriarcado e crítica social: a mulher como força no cinema árabe contemporâneo, com Javier Amadeo e Laura di Pietro.

No CineSesc, a diretora Isabel Fernández participará de um debate após a sessão de Os Construtores de Alhambra, em 16 de agosto, às 17h30.

cena-a-quem-eu-pertenco-mostra-mundo-arabe-cinema-tvt-news
Cena de “A quem eu pertenço”, um dos filmes selecionados na mostra. Foto: Divulgação

Ingressos e homenagem

A entrada para todas as sessões é gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB SP ou pelo site bb.com.br/cultura. Para facilitar o acesso, uma van gratuita fará o transporte de ida e volta da Rua da Consolação, 228, ao CCBB SP, com uma parada no Metrô República na volta.

Esta edição de 20 anos da Mostra homenageia o intelectual Edward Saïd, que inspirou a fundação do ICArabe, e o geógrafo e ambientalista brasileiro Aziz Ab’Sáber, presidente de honra da instituição.

A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é uma realização do ICArabe, CineSesc, Sesc São Paulo e CCBB, além de contar com o apoio de diversas instituições culturais, embaixadas e consulados. Confira a programação completa no site.

Serviço

20ª mostra Mundo Árabe de Cinema

13 de agosto a 7 de setembro

CineSesc: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP): Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados