Pesquisa Quaest mostra que o atual presidente Lula ganha as eleições de 2026 contra todos os possíveis candidatos da direita ou do centrão, inclusive contra a família Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os números divulgados nesta quinta-feira (21) também mostram que Lula reduziu a rejeição dentro da base bolsonarista. Entenda na TVT News.
Pequisa Quaest: Lula vence no 2º turno das eleições de 2026
O levantamento realizado pela Quaest trouxe nove possíveis cenários de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. Em todos, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, ganha com folga de pelo menos 8 pontos percentuais.
O candidato que mais ameaça é o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030. O candidato do Partido Liberal (PL) aparece com 35% da intenção dos votos contra 47% do petista.
Brasileiros temem a volta de Bolsonaro à presidência
De acordo com a Quaest, 47% dos brasileiros tem mais medo de Bolsonaro voltar para a presidência do que de Lula continuar no cargo (39%).
A questão reflete na pesquisa da intenção de voto no segundo turno. Lula aparece como vitorioso contra todos os candidatos apontados, porém quando é alguém da família Bolsonaro, o petista alcança seus maiores índices, sendo 47% e 48% — o último aparece apenas contra Flávio.
O atual governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem 35% da intenção de votos do segundo turno, recebendo o mesmo valor de Bolsonaro. O que reforça que o candidato do Republicanos está herdando a base eleitoral bolsonarista. Mas ela não é suficiente, porque Lula segue na frente com 43%.
Veja a intenção de voto para Presidente, segundo a Quaest

Os demais candidatos que se vendem como uma terceira via não conseguem se sobressair, caindo gradativamente de 34% a 30%.
O mesmo acontece na pesquisa de primeiro turno, os nomes do centrão e da direita que querem se candidatar aparecem com 11% a 3% da intenção de voto, em cenários que há Lula e um representante da família Bolsonaro.
A pesquisa também aponta que o momento não é bom para os Bolsonaros e o principal herdeiro político, Tarcísio de Freitas. Jair é o que se apresenta melhor, com 28% da intenção de votos contra 34% do petista.
Michelle vem atrás com 21% contra 35% de Lula. Só depois surge Tarcísio, com 17%.
Os filhos Eduardo e Flávio ficam com 15 e 14%, respectivamente.

Lula tem queda na rejeição na base bolsonarista
A Quaest perguntou “O que te dá mais medo hoje: Lula continuar ou Bolsonaro voltar?”
O resultado apontou que a maioria (47%) tem mais medo de Bolsonaro assumir a presidência de novo do que Lula continuar na cadeira (39%).
Os números em comparação com o mês anterior apresentam um aumento geral na rejeição de Bolsonaro, que antes tinha 44%, e uma queda na rejeição geral do petista, que saiu de 41% para 39%.
O mais interessante, no entanto, está no destrinchamento desses dados a partir do aspecto político de cada pessoa. Na ala bolsonarista, o medo de Lula continuar caiu de 94% para 89%, uma diferença de 5 pontos percentuais.

Acesse a pesquisa Quaest completa