O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), 84 anos, foi internado nesta terça-feira (26) após passar mal com arritmia cardíaca em um evento sobre renda básica universal em Maricá (RJ). O parlamentar passou por exames e deve passar pela cirurgia de implante de marca-passo nesta quarta-feira (27). Saiba mais na TVT News.
Quadro de saúde de Suplicy é estável
Antes de ser encaminhado para o Hospital Niterói D’Or, Suplicy foi atendido pelo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá. O deputado está “lúcido, orientado, estável e se alimentando normalmente” e já passou por exames, segundo o Niterói D’Or.
Suplicy participava do 4º Congresso Internacional da Renda Básica e Economia Solidária, promovido pela Rede Mundial da Renda Básica (Bien), quando passou mal. Mesmo internado, discursou em uma mesa de debates na Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento termina na sexta-feira (29).

Nesta quarta-feira (27), o perfil do deputado no Instagram mostrou que a participação do parlamentar no evento ocorreu novamente por chamada de vídeo, mas Suplicy já estava fora da cama do hospital. A renda básica universal é defendida pelo deputado desde 1990. Em 2004, no primeiro governo Lula, uma lei nesse sentido foi sancionada mas nunca houve regulamentação.
Em 2024, o deputado disse estar em tratamento contra um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer com origem nas células do sistema imunológico. No ano anterior, já havia revelado um diagnóstico de doença de Parkinson, que estava sendo tratada com terapia convencional e cannabis medicinal.