Oscar 2026: Brasil define seis finalistas para concorrer à vaga na premiação

Após vitória de Ainda Estou Aqui, expectativa aumenta com a seleção final que inclui filmes premiados como "O Agente Secreto" e “O Último Azul"
oscar-2026-brasil-define-seis-finalistas-concorrer-vaga-premiacao-o-ultimo-azul-o-agente-secreto-baby-divulgacao-tvt-news
Cenas de “O Último Azul”, “O Agente Secreto” e “Baby”. Fotos: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (8), a lista com seis filmes que continuam na disputa para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A decisão final será anunciada em uma semana, no dia 15 de setembro. Veja quais foram escolhidos na TVT News.

Seis filmes brasileiros concorrem à uma vaga para Melhor Filme Internacional

Os títulos selecionados são:

  • O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
  • Baby, de Marcelo Caetano
  • Kasa Branca, de Luciano Vidigal
  • Manas, de Marianna Brennand
  • Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
  • O Último Azul, de Gabriel Mascaro

A seleta lista é resultado de uma seleção inicial que contava com 16 longas. O anúncio eleva as expectativas para a cerimônia do Oscar 2026, marcada para 15 de março, especialmente após a vitória histórica de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na última edição, que trouxe o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil e uma indicação a Melhor Filme.

Destaque para O Agente Secreto

Entre os finalistas, o filme O Agente Secreto tem chamado a atenção de críticos e revistas internacionais. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, a produção já coleciona prêmios de peso, incluindo os de Melhor Diretor para Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes de 2025. O filme também conquistou o Prêmio de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.

Considerado um thriller político, a trama se passa em Recife em 1977 e acompanha a jornada de Marcelo, um especialista em tecnologia que se vê em meio a perigos e segredos da ditadura militar ao voltar para sua cidade natal. Além de Moura, o elenco conta com talentos como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Udo Kier.

Publicações como a revista Variety já apontam o longa-metragem como um forte concorrente não apenas na categoria de Melhor Filme Internacional, mas também em categorias principais como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator. Se for indicado, Wagner Moura se tornará o primeiro ator brasileiro a concorrer a uma estatueta de Melhor Ator, seguindo os passos de Fernanda Torres, que foi a segunda brasileira a concorrer a Melhor Atriz na última edição. O filme tem estreia nacional marcada para 6 de novembro.

Outros concorrentes de peso

Contudo, a disputa está acirrada, com outros filmes de destaque na lista. O Último Azul, de Gabriel Mascaro, foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim 2025; enquanto Manas ganhou prêmio pela direção de Marianna Brennand no Festival de Veneza 2024. Oeste Outra Vez foi eleito o melhor filme no Festival de Gramado também no ano passado; e Baby foi vencedor em categorias no Cannes e no Festival de Cinema de Lima, em 2024. Kasa Branca, foi indicado como melhor filme no Festival de Torino, na Itália, no mesmo ano. 

A expectativa agora se volta para a próxima semana, quando a Academia Brasileira de Cinema revelará qual desses longas-metragens representará o Brasil na corrida por um lugar entre os indicados ao Oscar.

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados