Eliminatórias da Copa: Bolívia termina em 7º e garante vaga na repescagem

Seleção mantém viva a esperança de disputar Mundial após mais de 30 anos
eliminatorias-bolivia-termina-em-7-vaga-repescagem-tvt-news
Miguel Terceros comemora gol marcado pela Bolívia contra o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Foto: FIFA

A Seleção Boliviana conquistou uma vaga na repescagem das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026. A classificação veio na noite desta terça-feira (9), com uma vitória marcante por 1 a 0 sobre o Brasil, no último jogo da campanha. Agora, a seleção conhecida como La Verde sonha com sua quarta participação no Mundial. Saiba mais em TVT News.

Com o triunfo, a Bolívia chegou a 20 pontos — dois a mais que a Venezuela, que perdeu por 6 a 3 para a Colômbia jogando em casa. O resultado garantiu aos bolivianos a sétima colocação na tabela e o direito de disputar a repescagem rumo ao Mundial de 2026.

Miguelito, em cobrança de pênalti, foi o herói da noite ao marcar o gol que garantiu a vitória, aos 46 minutos, quando o volante Bruno Guimarães cometeu falta no lateral Roberto dentro da área. Após análise do VAR (árbitro de vídeo), o juiz da partida confirmou o pênalti. O boliviano cobrou no canto e superou o goleiro Alisson para marcar o único gol da partida.

Como funciona a repescagem?

Seis seleções disputarão a repescagem internacional por duas vagas restantes na Copa do Mundo. O torneio será realizado em março de 2026, em pelo menos um dos países-sede, e também servirá como evento-teste para o Mundial.

  • O torneio será decidido em quatro jogos divididos em duas fases.
  • As duas seleções mais bem colocadas no ranking da FIFA entre as seis participantes avançam diretamente para a fase final.
  • As outras quatro equipes disputam dois confrontos eliminatórios, definidos por sorteio.
  • Os vencedores desses duelos enfrentam as seleções já classificadas para a fase final.
  • Os dois vencedores garantem vaga na Copa do Mundo.
  • A Europa segue sendo o único continente com “repescagem própria”. A Uefa tem direito a 16 vagas na Copa, sendo 12 de forma direta e quatro via repescagem.

Classificados para a repescagem da Copa de 2026 (até agora)

  • Oceania: Nova Caledônia
  • América do Sul: Bolívia
  • América do Norte e Central: 2 vagas
  • Ásia: 1 vaga

Divisão das vagas por continente

  • Europa: 16 vagas diretas e nenhuma vaga na repescagem
  • América do Sul: 6 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
  • América do Norte e Central: 6 vagas diretas e 2 vagas na repescagem
  • Ásia: 8 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
  • África: 9 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
  • Oceania: 1 vaga diretas e 1 vaga na repescagem

Brasil escapa “por pouco” da repescagem

Desde 1996, quando as Eliminatórias da América do Sul passaram a ser disputadas no formato atual — com todas as 10 seleções enfrentando-se em turno e returno — o Brasil nunca somou menos de 30 pontos. O desempenho mais modesto ocorreu na campanha rumo à Copa do Mundo de 2002, quando a Seleção enfrentou dificuldades para se classificar. Ainda assim, superou os obstáculos e conquistou o pentacampeonato no Mundial realizado na Coreia do Sul e no Japão.

A Seleção Brasileira não participou das Eliminatórias para a Copa de 1998, por ter vencido o torneio anterior, nem das Eliminatórias para 2014, por ser o país-sede. Já na edição mais recente, houve um jogo a menos devido à anulação do confronto contra a Argentina.

No antigo sistema de disputa, o Brasil teria que disputar a repescagem por ter terminado na quinta colocação. Com as novas regras, no entanto, os seis primeiros colocados garantem vaga direta para o Mundial, o que amplia as chances de classificação e muda o panorama competitivo da região.

A Seleção brasileira nunca ficou fora do Mundial.

Classificação final

Com o final da 18ª rodada das Eliminatórias, a competição terminou com a seguinte classificação. A Argentina ficou na 1ª colocação com 38 pontos, o Equador aparece em 2º com 29, a Colômbia é a 3ª com 28, mesma pontuação do Uruguai (4º colocado), do Brasil (5º) e do Paraguai (6º). Todos estes confirmaram a classificação direta para a Copa de 2026. Já a Bolívia ficou na 7ª colocação.

Assuntos Relacionados