Hermeto Pascoal, gênio da música, morre no Rio aos 89 anos

Em nota, o presidente Lula diz que a música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal
Hermeto Pascoal, gênio da música, morre no Rio aos 89 anos
Presidente Lula disse que "o talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente". Foto: Instagram / Hermeto Pascoal

Morreu neste sábado (13), aos 89 anos, o músico Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música instrumental brasileira e reconhecido internacionalmente por sua genialidade e inovação sonora. Leia em TVT News.

A notícia foi confirmada pelas redes sociais oficiais do artista, nas quais foi publicada a mensagem: “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música” .

A causa da morte não foi divulgada. Hermeto estava internado em um hospital no Rio de Janeiro.

Presidente Lula lamenta morte de Hermeto Pascoal

O presidente Lula divulgou, neste domingo (14), nota de pesar pela morte de Hermeto Pascoal.

A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.

Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural.

Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista.

Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República

Velório de Hermeto Pascoal

O velório do artista será realizado na segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro.  A cerimônia será aberta ao público das 14h às 21h.

Quem foi Hermeto Pascoal

Nascido em 1936, na pequena cidade de Lagoa da Canoa, interior de Alagoas, Hermeto Pascoal era autodidata. Começou a tocar acordeon e flauta ainda na infância, e aos 15 anos já atuava como músico profissional, mudando-se com o irmão para o Recife em busca de oportunidades.

Considerado um gênio da música experimental, Hermeto ficou conhecido por transformar sons do cotidiano em arte — desde o barulho da água até o sopro do vento.

hermeto-pascoal-genio-da-musica-morre-aos-89-anos-considerado-um-genio-da-musica-experimental-hermeto-ficou-conhecido-por-transformar-sons-do-cotidiano-em-arte-foto-instagram-hermeto-pascoal-tvt-news
onsiderado um gênio da música experimental, Hermeto ficou conhecido por transformar sons do cotidiano em arte. Foto: Instagram / Hermeto Pascoal

Sua carreira atravessou fronteiras, com colaborações internacionais e reconhecimento mundial. Ao longo da vida, recebeu diversos prêmios, entre eles o Grammy Latino, conquistado em três oportunidades.

Em 2024, aos 88 anos, lançou o disco de músicas inéditas Pra você, Ilza, uma homenagem à esposa Ilza da Silva, com quem foi casado por mais de 40 anos. Juntos, tiveram seis filhos. Hermeto também deixa 13 netos e 10 bisnetos.

Assuntos Relacionados