Oscar 2026: O Agente Secreto é escolhido para representar Brasil

Longa-metragem de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura é indicado para concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional
o-agente-secreto-e-premiado-em-cannes-o-agente-secreto-filme-de-kleber-mendonca-filho-estrelado-por-wagner-moura-foto-victor-juca-divulgacao-tvt-news
O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura. Foto: Victor Jucá/Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) O Agente Secreto como o filme selecionado pelo Brasil para concorrer ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional, que premiou Ainda Estou Aqui neste ano. Saiba mais na TVT News.

O Agente Secreto

Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Thomas Aquino e Udo Kier estrelam ao lado de Wagner Moura. Ambientado no período da ditadura militar brasileira, o suspense apresenta Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que se refugia em Recife após ser acusado de atividades subversivas pelo governo. No entanto, sua busca por paz é interrompida quando ele percebe que está sendo vigiado, transformando a cidade em um novo palco de tensão. 

O filme estreou mundialmente no 78º Festival de Cannes, em 2025, na França, onde conquistou dois grandes prêmios do cinema internacional. Wagner Moura conquistou a categoria de Melhor Ator no Cannes, enquanto Kleber Mendonça Filho venceu como Melhor Diretor na mesma premiação. O filme foi selecionado para mais de 20 festivais do audiovisual pelo mundo. 

A exibição em Cannes foi aplaudida de pé por cerca de 15 minutos. Além dos prêmios oficiais, O Agente Secreto também foi reconhecido com o Prêmio da Crítica (Fipresci). 

o-agente-secreto-lula-recebe-wagner-moura-equipe-alvorada-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
A primeira-dama Janja e o presidente Lula recebem o ator Wagner Moura e o cineasta Kleber Mendonça Filho durante sessão do Cine Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Agente Secreto concorria com mais cinco filmes

Na semana passada, a Academia havia divulgado a lista dos seis filmes que disputavam o lugar para concorrer à uma possível vaga para a categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026.

Os outros títulos selecionados foram:

  • Baby, de Marcelo Caetano
  • Kasa Branca, de Luciano Vidigal
  • Manas, de Marianna Brennand
  • Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
  • O Último Azul, de Gabriel Mascaro

A seleta lista é resultado de uma seleção inicial que contava com 16 longas. O anúncio eleva as expectativas para a cerimônia do Oscar 2026, marcada para 15 de março, especialmente após a vitória histórica de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na última edição, que trouxe o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil e uma indicação a Melhor Filme. Assista ao trailer.

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados