O cinema nacional talvez tenha mais uma chance de marcar presença no Oscar 2026. Além de O Agente Secreto, filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga pelo prêmio de Melhor Filme Internacional, Apocalipse nos Trópicos é cotado para a indicação de Melhor Documentário. Saiba mais na TVT News.
A projeção foi feita por Scott Feinberg, editor de premiações do portal The Hollywood Reporter, que colocou a obra da Netflix entre os cinco principais favoritos na categoria de Melhor Documentário. Se a previsão se confirmar, será a segunda vez que Petra Costa disputa a estatueta, após a indicação de Democracia em Vertigem em 2020.
Apocalipse nos Trópicos e a ascensão evangélica na política
O filme mergulha na complexa relação entre fé e poder no Brasil da última década. Com a narrativa conduzida pela perspectiva da própria diretora, o documentário investiga profundamente a expansão da influência evangélica na vida política e social do país. A obra destaca como lideranças religiosas passaram a desempenhar um papel crucial nas decisões de âmbito nacional.
Para construir a análise exibida no filme, Petra Costa obteve acesso exclusivo a figuras centrais da recente história política brasileira. O documentário apresenta depoimentos inéditos do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do pastor Silas Malafaia. A cineasta acompanhou os personagens desde o período que antecedeu as eleições presidenciais de 2022.
Produzido por Petra Costa e Alessandra Orofino, o longa teve sua estreia no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, seguindo para outros festivais internacionais antes de seu lançamento nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro em 3 de julho e globalmente na Netflix em 14 de julho.

O Agente Secreto em três categorias
Feinberg também faz suas apostas para O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura. Para o editor, o filme desponta como favorito nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura). O longa-metragem também é uma “possível ameaça” para as indicações de Melhor Diretor (Kleber Mendonça).
A lista oficial de indicados ao 98º Oscar será anunciada em 22 de janeiro, com a cerimônia de premiação agendada para 8 de março de 2026.